quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

1) O Universo surgiu, o que surge, exige causa; qual causa opera antes do tempo, se material, o tempo ja havia, e deve ser comprovado, empiricamente, o que não acontece. Surgir é transferência de potência. O nada nada pode gera. Somente algo que não surge, que tem, em si, poder infinito, pode gerar o ser contigente, sem se esvaziar. O Universo não é eterno, não existe desde sempre, podia não existir, não tem em si sua razão de ser.

Ações num infinito material exigem um tempo infinito que nunca se realizaria, a potência sempre antecederia o ato. O Universo deve ter causa porque ele é igual a tudo que há nele, e tudo tem causa. Se fosse causa mecânica não faria o universo surgir no tempo, mas o faria ser eterno, porque causas mecânicas atuam imediatamente.

2) Dawkins recorre ao fantástico conceito de múltiplos universos emergindo no continuo espaço tempo afim de justificar estatisticamete um com as nossas caracteristicas

3) Fran de Aquino propõe um hipotético quantum de massa imaginária associado ao elétron e a outras partículas, que seria equivalente a uma que não conserva a paridade. As partículas escolhem, reagem em todos os níveis da matéria.