sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Consciência Quântica
Campo Universal Consciente
Consciência causa colapso
Consciência Cósmica
Mente Universal
Mente Quântica
Inteligência Quântica

Física Quântica e Espiritualidade

Tem gente que diz que se não tem lei na singularidade, não tem Deus, porque Deus implica em ordem, e sem lei, não pode haver uma inteligência oragnizadora, outros dizem, o inverso, que a ausência de lei e ordem exige um Deus para impor uma ordem súbita ao campo que se expande e realiza quebras de simetria que não são aleatórias.

Deus é infinito, sua natureza transcedente a razão humana, sem dúvida nenhuma, mas como fomos dotados por ele, de razão e de vontade livre, podemos conhecer muito de seu ser, afinal, se o Universo e o homem provêm dele, deve haver aspectos naturais que nos levam a Deus, como propõe Aristóteles e Aquino. Deus é transcendente, mas atua na imanência de diversas formas. Deus não tem nenhuma forma, nem a forma humana, mas é racional e livre como o homem, e com ele podemos nos relacionar. Deus não se torna humano em Jesus, ele continua plenamente Deus, sem nehuma alteração, apenas une sua natureza à natureza huamana; em Jesus existem duas naturezas, ele é homem e Deus. Somente Deus poderia purificar a alma humana do pecado original e do pecado pessoal, porque tem poder infinito para vencer o mal, a morte e doar essa vitória aos homens que nele crêem, que passam a poder viver na eternidade.

Esse argumento de que os animais possuem inteligência e algum grau de consciência causa, inicialmente, frouxos de risos, porque se fosse assim, realmente, numa mesma espécie, haveria uma desconcertante diversidade cultural, como existe no caso do homem, mas, por outro lado, reforça a tese de que o Universo foi projetado e é conduzido por um Campo Universal Inteligente que atua na natureza Dawkins recorre ao fantástico conceito de múltiplos universos emergindo no contínuo espaço-tempo para justificar, estatisticamente, a ocorrência de um como o nosso, no qual a vida e a vida inteligente são possiveis, como diz Hawking, seria o mesmo que um bando de macacos produzissem um soneto o surgimento de um universo como o nosso.

Entendo que complexidades podem surgir por redução aleatória do poder do acaso, mas consciência, não. Ou seja, a capacidade de um ser de se conhecer, conhecer o modo de ser e as estruturas de todas as moléculas do Universo, e conhecer o ato de conhecer, agindo livre e calculadamente, criando e se aplicando as leis que cria, ao menos em infimos 4 bilhõe de anos. Como diz Behe, é possivel explicar as chamadas complexidades ditas irredutíveis gradualmente, mas é algo imensamente improvável. É uma complexidade desconcertante. O próprio Dawkins diz que foi um prodigio da natureza o que aconteceu na Terra, algo muito estranho. Pense na matéria se tornando consciente, inteligente, tomando a si mesma como objeto de conhecimento, tamanha complexidade, por si só, já é algo admirável, o que de mais complexo existe no Universo. Podendo ter o Universo inteiro infuso na nossa mente.

Tem gente que diz que se não tem lei na singularidade, não tem Deus, porque Deus implica em ordem, e sem lei, não pode haver uma inteligência oragnizadora, outros dizem, o inverso, que a ausência de lei e ordem exige um Deus para impor uma ordem súbita ao campo que se expande e realiza quebras de simetria que não são aleatórias. Existem hipóteses interessantes que explicariam a emergência de formas de vida extremamente complexas, pela drástica redução da aleatoriedade como afirma Dawkins, objetivando manter vivo o organismo, mas é algo, imensamente, improvável, teria sido preciso uma dose fantástica de ocorrência de eventos raros ao acaso para surgir um Universo como o nosso e nele as condições necessárias para a vida inteligente.

O próprio Dawkins diz que foi um prodigio da natureza o que aconteceu na Terra, algo muito estranho. Pense na matéria se tornando consciente, inteligente, tomando a si mesma como objeto de conhecimento, tamanha complexidade, por si só, já é algo admirável, o que de mais complexo existe no Universo. Podendo ter o Universo inteiro infuso na nossa mente.

A busca da existência de uma causa original do Universo é uma consequência lógica da observação, os fenômenos naturais possuem nexo causal e a empiria comprova isso. A causalidade é o fundamento do conhecimento cientifico e não uma mera noção como queria Hume, é legitimo considerar um ser eterno como causa, cabe aos fisicos provarem que é a própria matéria, visto nada haver de não material no Universo, segundo os materialistas, absurdo é um Universo surgir sem causa, não adianta argumentar nos termos da MQ porque existem campos a serem quantizados, o que não ocorre na origem do Universo. Um Universo sem causa, como diz Novello, é absurdo, impossivel, irracional, loucura. O nada não pode gerar coisa alguma, ou existe causa material ou a causa é metafisica

Na verdade, o Universo pode ser um grande fantasma, uma mera aparência da vontade divina, a realidade é a Consciência Uiversal, de onde o Universo Holográfico da Mecânica Quântica, surge como dependente, aparente e transitório

Os elétrons, quando passam de uma órbita para outra, não se deslocam pelo espaço da forma como outros objetos, não há trajetória, eles se deslocam instantemente. Desaparecem de um lugar e aparecem em outro.