segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Demonstração racional da existência de Deus

1) Tudo o que surge necessita de causa, porque surgir é transferência de ser, transferência de potência ativa, o nada não tem potência para fazer surgira algo, se o universo surgiu, ele passou da não existência à existência, ele recebeu seu ser de algo

2) O Universo não é diferente das partes que o compõem, se tudo nele tem causa, ele também deve ter uma causa

3) Mas com o Universo nasce o tempo, como pode haver uma ação causal, um agente movente, antes do tempo ?
Se for material, o Universo ou o Tempo já existiria

4) Se houve causa, essa era imaterial, atuava antes do tempo, e como tal, era a ação de um ente infinito, necessário, que não surge, não é contigente, não começou a existir, mas existe necessariamente, porque se ele não existisse, aquilo que passa do ser ao não ser no devir, não poderia existir.

5) Se o Universo fosse infinito, ações demorariam uma eternidade, nunca começariam e nunca terminariam. Deve haver uma causa primeira, um motor primeiro, que seja autor da ação sem receber ação de nada.

6) Se eu posso conceber o absoluto, mas a minha experiência não me permitiu conhecer todo o universo, eu só posso admitir que concebo o absoluto porque ele tem existência real externa à minha mente e com ele compartlho atributos. Se ele não existir perderá esse atributo de absolutez. Se existe na minha mente necessariamente existe objetivamente, pois o que está fora de mim não pode ser menor.

Pode ser que exista um ciclo de expansões e contrações do nosso universo, ou que exista um mega-universo, mas não há nenhuma comprovação empírica disso, além do que mesmo um universo infinito exigiria uma causa linear original.

Deus é considerado a causa das causa, a causa incausada porque ele pode agir sem receber ação causal de nada, se a causa fosse material já haveria tempo e seria detectado e segundo Kalam ações no universo material infinito durariam uma eternidade e nunca se realizariam, somente um fator causal imaterial poderia ser a causa incausada.

E como diz Aristóteles todo efeito vigora como possibilidade no campo de possibilidades da causa, se tem inteligência no efeito tem na causa necessariamente, antes da emergência do tempo

Max Planck, o criador da Mecânica Quântica, faz sua declaração sobre a existência de Deus, ele como Heisenberg, Schrodinger, Heisenberg, Bhor eram teístas.

-Meus amigos, como físico e como homem que dedicou toda sua vida a ciência exata e a investigação da matéria, estou certamente livre da suspeita de ser considerado um entusiasta. Sendo assim digo aos senhores, após minhas pesquisas sobre o átomo, isto:

-Na verdade não existe matéria. Toda matéria é originada e composta por uma única força, que movimenta as partículas do átomo, e as conserva como o menor sistema solar do átomo. Assim temos que aceitar um Espirito consciente e inteligente atrás desta força. Este espírito é a origem de toda matéria. A matéria visível e perecível não é real, mas sim o espírito universal e imortal que é a verdade.

-Não me envergonho em denomear este Criador misterioso do mesmo modo, como foi em todos os antigos povos civilizados da terra das eras passadas: DEUS.

Resposta de Heisenberg a Pauli sobre Deus . "Can you, or anyone else, reach the central order of things, or events, whose existence seems beyond doubt, as directly as you can reach the soul of another human being? I am using the term 'soul' quite deliberately so as not to be misunderstood. If you would put the question like that, the answer is yes."