sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Tao da Física

"Na visão oriental, a realidade subjacente a todos od fenômenos está além de todas as formas e desafia qualquer descrição e especificação. Por isso frequentemente se diz que ele é sem forma, vazio ou vácuo. Mas essa vacuidade não deve ser encarada como o simples nada. Ao contrário, ela é a essência de todas as formas e a fonte de toda vida" ... "Os budistas expressam a mesma idéia ao afirmarem que a realidade última - Sunyata (vazio ou vácuo) - é um Vazio vivo que gera todas as formas do mundo dos fenômenos. Os taoístas conferem semelhante criatividade, infinita e eterna ao Tao e, uma vez mais, chamam-na de vazio." ... "Apesar de lançar mão de termos como vazio e vácuo, os sábios orientais deixam bem claro que não se referem ao vazio usual quando falam acerca Sunyata ou de Tao; ao contrário, referem-se a um Vácuo que possui um potencial criativo infinito."Na fisica quântica:"A distinção entre matéria e espaço vazio teve finalmente de ser abandonada quando se tornou evidente que as partículas virtuais podem passar a existir espontâneamente a partir do vácuo e desaparecer novamente neste último"... "O "vácuo físico" - como é denominado na teoria de campo - não é um estado de um simples nada, mas contém a potencialidade para todas as formas do mundo das partículas. Essas formas, por sua vez, não são entidades físicas independentes mas, simplesmente, manifestações transitórias do Vácuo subjacente" ... "A relação entre as partículas virtuais e o vácuo é uma relação essencialmente dinâmica: na verdade o vácuo é um "vacuo vivo" e que pulsa num ritmo sem fim de criação e destruição. A descoberta da qualidade dinâmica do vácuo é vista por muitos físicos como uma das descobertas mais importantes da física moderna. De seu papel de recipiente vazio dos fenômenos físicos, o vácuo emergiu comoum quantidade dinâmica da maior importância!"Fritjof Capra



@) Existe, sim, crença na filosofia, uma série de pressupostos como o de que existem regularidades apreensiveis, que nossa memória é apta para gravar os eventos, que podemos atingir leis gerais, que hipóteses podem ser reais no futuro ou em alguma dimensão da realidade.

@) Deus só não pode negar sua natureza absoluta, pois se algo fosse maior que ele, seria Deus. Ele sabe na sua onisciência que possui poder infinito para impor N sequências à realidade. Ele não se submete à onisciência, ou melhor, sua onsiciência diz que ele pode impor a sequência que desejar ao Universo, porque é livre e infinito em poder. A mudança que fizesse passaria a existir na eternidade, não havendo outra. Assim como pode infletir nossa trajetória se desejarmos.

Nada há além dele, se houver algo mais potente, este, então, será Deus. Se Deus se destruisse, ele teria que ser mais potente do que ele, próprio.