sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Kant e Santo Anselmo - argumento ontológico

Kant atacava o argumento de Anselmo dizendo que o fato de Deus ser o absoluto e possuir todos os predicados, inclusive o da existência, não era prova da sua existência necessária porque a existência não é predicado.

Dizer que Deus "é" não significa nada. O "é" faz apenas uma ligação. Mas se provarmos que existe um fator causal atemporal, que originou o Universo e que Kant disse não ser possivel conhecer ?

Deus é atemporal, onipotente, onsiciente e onipresente. Ser necessário, eterno, infinito, consciência auto-subsistente. Causa incausada, ser perfeitsissmo, primeiro motor imóvel e inteligência ordenadora.

Se o universo poderia não existir porque surgiu no tempo, é contigente, sua causa é necessária porque atuou na eternidade. Só o que surge necessita de causa, porque surgir é transferência de ser, o nada nada gera.

Se represento o absoluto, ele existe, diz Anselmo, porque se não existisse estaria privado de um de seus atributos, o absoluto da mente não pode ser menor do que o que há fora.

Não existe apenas na mente, seria privação de seus atributos, caso existisse apenas na mente, poderia haver algo maior na realidade, mas não posso conceber nada maior, seria contraditório. Ocorre, portanto, a identidade plena entre o que está na mente e o que está fora.

Se sou finito e concebo o infinito sem poder conhecer todo o universo, é porque compartilho atributos com o infinito.

1) Existe na mente existe na realidade.

2) Se não é absoluto na mente, pode haver algo maior na realidade.

3) O absoluto tem todas as propriedades, não pode não ser, porque ser é um de seus atributos.

4) O Ser é, tudo que não o refuta é possível, o ser necessário é possível, ou seja, o ser que não pode não ser; mas ele não é apenas possível e sim necessário. O ser necessário existe necessariamente.

Frege e Cantor refutaram Kant que havia refutado o argumento ontológico de Anselmo que comprova a existência de Deus através de método dedutivo. A existência pode ser um predicado.

Kant diz que o ser necessário seria apenas uma hipótese, que não pode descer para
o plano da realidade empírica.

O ser necessário é um juizo sintético, um pressuposto, e não algo meramente hipotético.

Todas as possibilidades são possíveis, incluindo as contradições, que se conciliam no Ser Supremo.

Se posso conceber, existe. Se não existisse não conceberia.


Frege, Cantor e Godel refutaram Kant

http://rolandoa.blogs.sapo.pt/56692.html


Aquino definiu como causa incausada, ser perfeitíssimo, inteligência ordenadora, primeiro motor imóvel e ser necessário.

Causar significa transferir ser, potência e movimento.


Tagore


http://www.pensador.info/autor/Rabindranath_Tagore/

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u366.jhtm