quinta-feira, 2 de abril de 2009

Consciência Quântica

Sergundo a interpretação ortodoxa de Copenhagen, as partículas não existem antes da medição, existem, apenas, nuvens de probabilidade, somente quando alguém mede/colapsa/observa a particula assume uma posição, cria-se a posição. Portanto, se somos constituidos de particulas, não estamos em lugar algum, somos seres imaterias, determiandos pela consciência imaterial. Wheeler e Wigner propuseram que a MQ necessita da complementação de um observador, que exige um Universo regido pelas constantes antrópicas, algo extremamente raro, como afirma Hawking. A TCQ radicaliza e diz que somente um Observador Universal pode colapsar a função de onda assegurando coerência à realidade, superando o paradoxo de um observador gerado por uma função de onda que a vem colapsar no futuro, como se a cauas estivesse no futuro. Na Escolha de Wheeler, o passado é determinado pelo fututro, se o futuro também é por um futuro ainda mais além, então, existe algo fora do tempo que determina a realidade temporal.

O EPR diz que existe uma necessária supeposição de estados, ou universos paralelos determinados pelo Observador. Se existe um universo por observadior existe um único observador com todas as possibilidades do Universo na mente

Nas palavras de Albert Einstein:

"Podemos assim encarar a matéria como sendo constituída por regiões do espaço onde o campo é particularmente intenso... Neste novo tipo de física não existe lugar para campo e matéria, o campo é a única realidade."