terça-feira, 9 de junho de 2009

Consciência Quântica

A TCC diz que a função de onda é uma realidade puramente virtual, metafísica, existe na Mente Universal, e é essa Mente Universal que dá coerência ao Universo evitando que surjam infinitos universos em cada observação, como propõe o experimento do Amigo de Wigner, somente uma Consciência Universal pode colapsar a função de onda para todo o universo e através de um observador concreto, se não hovesse colpaso (mero deslocamento de densidade), ou apenas o observador material, nao poderia colapsar a função de onda e ela continuaria indeterminada com superposição de estados fundamentais. Portanto a realidade se concretizaria para mim mas não para outros. A Interpretação de Copenhagen é meramente instrumental e fenomenológica, não se interessa pela coerência da ontologia da realidade. Antes da medição a particula é probabilidade somente um observador sabe o resultado real.

Wigner e Wheeler dizem que a Consciência é necessária para fechar o conhecimento da realidade. A TCC diz que somente uma Consciência acima da matéria pode resolver o problema da função de onda de possibilidades, a consciência não é uma possibilidade mas A possibilidade, ela soluciona o impasse do sujeito gerado por uma função de onda que vem colapsar. Somos uma dualidade corpo-onda, matéria e espirito, determinados pela Consciência Universal. Se existe um universo para cada observação, deve haver um único observador com todas as possibilidades do Universo.

Segundo a Teoria da Consciência Quântica, o Campo Universal Inteligente é o fundamento da realidade, de onde deriva o nosso universo que é dependente, aparente e transitório. Segundo o Modelo Holográfico de Bohm e Maldacena, o tempo e espaço são aparências, o Universo é uma projeção de uma realidade una, de infinitas dimensões, ou ordem implicita. Segundo Bohm, a matéria e a consciência derivam dessa ordem implicita.