quarta-feira, 10 de junho de 2009

Princípio Antrópico

Se existe um mega-universo que gera infinitos universos, através de um processo sistêmtico de colisão de branas, é, absolutamente, previsivel que exista radiação proveniente de todos esses infinitos Big-Bangs gerados. É incrivel que não se observe nada em nosso Universo proveniente de um passado muito mais remoto. A métrica FRW se expande quando estruturada, ou seja, quando o Universo já ultrapassaou o chamado umbral da escala Planck, ou do tempo de Plack, mas o que faz esse processo se iniciar na escala inferior à Planck é ingorado pela física, não cometa esse erro tosco. Existem muitas teorias, mas sem nenhuma comprovação. A mais povável é a do universo inflacionário de Guth e a sua versão quântica, apresentada por Hawking e Hartle. É possível sim que exista mais matéria bariônica e não bariônica que cause um inicio de contenção da expansão e começo de um grande processo de contração que levará o Universo a um possivel novo lançamento, mas não há, no momento, uma quantidade de matéria que possibilite essa contenção da expansão e o inicio da futura contração. Hawking dsse que seria preciso muito mais matéria do que a existente no nosso Universo. Além disso, não é absolutamente certo que exista a tal energia escura, existem teorias alternativas que tentam explicar a expansão acelerada do Universo. O que podemos observar do nosso Universo está inserido nos limites do raio de Hubble, não podemos observar o que está além e, consequentemente, nada podemos afirmar, não há provas de que exista um mega-universo.
O que sabemos é que o nosso Universo começou de uma singularidade original que se expandiu, mas não se sabe de onde veio e nem como se expandiu sem energia extra, contrariando o principio da conservação, em sistemas fechados. O que sabemos é que nosso universo se expande de forma acelerada por causa da suposta energia escura; pelos dados que temos hoje, podemos dizer que o universo se expandirá ate a máxima entropia, pois não há matéria suficiente para interromper esse processo e iniciar um ciclo de contração que levaria a um possivel novo lançamento do cosmos. Só seria possivel um novo ciclo, se a densidde media for superior à densidade critica, o modelo das branas não tem comprovação, não é falseável, ele é consequencia da necessidade de uma teoria que unifique a fisica explicando a transição da gravidade do plano quantico para a realidade macroscopica.Podemos dizer que a matéria cega e irrcaional, determinada e não livre, possui inscrita nas suas possibilidades, o modo de torna-se racional e livre no homem, conhecendo a si, e conhecendo o ato de conhecer, agindo livre e calculadamente, criando e se aplicando as leis que cria, e o nosso universo possui uma sintonia fina extremamente rara que exige multiplos universos emergindo no continuo espaço tempo para ser justificada estatisticamente, nem em 100 setilhões de anos seria possivel a vida inteligente sem a seleção cumulativa diz Dawkins mas ele não explioca com o surge o DNA e o primeiro ser vivo, imensamente improvaveis. O Principio Antropico Forte exige um ajuste impressionante das constantes cosmologicas

*************************************************

Não poder ser completamente comprovada não significa que não possa ser em parte comprovada e em parte indiretamente testada. O problema é falta de condições tecnológicas para se observar as branas por exemplo. Seria preciso um acelerador de particulas do tamanho do sistema solar por exemplo, o Prof. Amit Goswami apresenta em seu livro Universo Auto Consciente vários experimentos que comprovam a ação da mente sobre a matéria como defendido pela teoria da Consciência Causa Colapso, já tive a oportunidade de postar em outras comunidades, alegam os céticos que as experiências não podem ser reproduzidas.

Recentemente foi publicada em várias revistas cientificas uma matéria sobre um sujeito que só tem 35 a 50 % do cérebro saudável e tem vida normal o que reforça a tese da mente holográfica de Pribam. Além de vários acidentes envolvendo armas brancas e de fogo que atingiram os cérebro de pessoas no Brasil e não deixaram nenhuma sequela. Maldacena e Bohm defendem o Modelo Holográfico.

****************************************************

A Consciência Universal possui todas as infinitas possibilidades do Universo e livremente estabele as sequências que deseja, ativando uma, desativando outra, definindo as relações que deseja materializar, impedindo uma, autorizando outras. A Consciência Universal sabe que pode criar seres conscientes que não terão todo saber e toda potênca, mas poderão reconhecer a existência do ser que as transcende, enquanto limitações da infinitude divina, a Consciência Universal sabe quer pode ter em seu ser o "não ser" e o "não saber", de modo que o tempo e a história se processem. Na gnose a Consciência se esvazia de seu poder e saber plenos, e busca reencontrá-los, cria a diferença, os opostos no que é uno.

*************************************************************************

Os homens, através do êxtase, do inconsciente e da intuição penetraram em conhecimentos da realidade que só seriam possiveis de serem encontrados com os avançados recursos da ciênca, aquilo que a humanidade sempre disse entre povos de todas as épocas e de todas as partes que nunca se viram ou seja que Deus criou o mundo e o homem. Como diz o Prof. Collins Diretor do Projeto Genoma é estranho a natureza fazer surgir um ser para acreditar em coisas que jamais poderia a natureza criar por não terem nenhuma base de realidade. O homem deveria ter sido sempre racional e cético e não teista, se a natureza fosse apenas matéria sem nada de espiritual por trás.

O fato de ser um experimento mental (Amigo de Wigner) não significa que seja impossivel, fantasioso, é uma hipótese sobre um problema real que objetiva levantar uma questão filosófica e cientifica, o colapso é uma necessidade para se evitar que surjam infinitos universos, colapso clássico para um observador, Goswami radicalizou dizendo que é necessário um Observador Universal para dar coerência ao Universo, saindo do paradoxo do sujeito gerado por uma função de onda que vem colapsar. Elçe verifica um paradoxo no principio antropico do efeito ser causa de si. Só deus pode ser causa de si, para sair desse paradoxo propõe uma consciência eterna.