quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Consciência Quântica

Consciência Quântica
Mente Cósmica
Inteligência Universal
Campo Universal Inteligente
Inteligência Quântica
Consciência Universal
Eu Quântico
Mente Transpessoal

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Campo Universal Inteligente, Consciência Quântica

Consciência Quântica, Inteligência Quântica, Mente Quântica, Consciência Universal, Mente Cósmica, Eu Quântico, Mente Transpessoal

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Consciência Quântica

Consciência Universal
Mente Quântica
Campo Universal Inteligente
Mente Universal
Inteligência Quântica
Consciência Cósmica
Espiritualidade Quântica
Consciência Causa Colapso
Mente Quântica
Inteligência Universal
Campo Consciente
Consciência Quântica
Pensamento Universal

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Consciência Universal

Inteligência na matéria ?

Consciência na matéria ?

Proto-consciência na matéria ?

Sim !

O que significa ?

Memória, busca de alcance de objetivos selecionando meios, liberdade de escolha de meios, solução de novos obstáculos, reconhecimento de padrões, transmissão de informação via código, combinação de meios com vista a um objetivo. Meios de sobreviver e perpetuar-se, nutrição e reprodução. Criação de soluções e memorização, aprendizagem.

Os místicos atingiram níveis de profundida da matéria, através do inconsciente, que a ciência só atingiria com os recursos tecnológicos modernos, verdades que as tradições religiosas diziam da natureza foram alcançadas por insights, pelo irrupção do mundo inconsciente no nivel da consciência, caracteristicas da matéria que a Mecânica Quântica nos revelou eram afirmadas pelo taoismo, pelo bramanismo e pelo budismo em imagens de simbolos e deuses. A semelhança é tamanha que permitou a Capra um paralelismo e uma associação entre conceitos cientificos e categorias do pensamento místico. Mostrando que aquilo que está fora de nós na matéria objetiva está na mente, nós estamos no universo e o universo está em nós.

Assim como existe uma inteligência para cada universo existe uma única cosnciência para todos os infinitos universos sugerem os teoricos da Consciência Quântica, a Consciência Universal atua na medição através da consciência individual

A Consciência é o fundamento último da realidade, a realidade material e mental é derivada, dependente, aparente e transitória.

Existem mais de doze interpretações da MQ, uma afirma a existência real da função de onda, outra nega, uma afirma a existência de colapso real, outra nega, uma afirma existir trajetoria outra nega, uma afirma que existem N unversos, outra nega, o fato é que com a violação das desigualdades de Bell e de Legget inviabilizaram-se as teorias de variáveis ocultas locais e uma classe de não locais, restando a não localidade do Universo, ou o realismo não local, se é que se pode chamar tal realismo por esse nome, os fisicos limitam-se a oferecer respostas de caráter instrumental e fenomenológico, sem nenhuma coerência ou consistência ontológica.
Os fenômenos como EPR, Escolha de Wheeler e a problemática do Amigo de Wigner são reais e colocam um desafio que a física não responde. James Randi está desesperado por responder ao EPR, através da teoria das branas ou da concepção de Calabi, atalhos que conectam regiões no espaço.

Monismo Idealista de Amit Goswami

Existem vários tipos de monismo, o monismo materialista, o monismo espiritualista, e o monismo idealista.

Segundo essa teoria, a realidade derradeira é o Mundo das Idéias de Platão, a realidade é pura virtualidade, possibilidade, tendência a ser, e só se concretiza quando um ato de vontade, uma escolha, se realiza e define o incio de uma sequência, ou seja, materiliaza ou quantiza um campo, fazendo uma quebra original de simetria que dará origem a um Universo ordenado.

A realidade é una, não existe dicotomia entre Deus e o mundo, ou entre Deus e o homem, tudo forma uma unidade, Deus ou a Consciência Universal é o fundamento da realidade, o mundo material é derivado, aparente, dependente e transitório.

O Universo é uma manifestação da vontade de Deus, dos estados da Consciência Universal, cada lagrangeano correspopnde a um estado do Campo Universal Consciente.

Quando o sistema cai num dos auto-estados do operador relativos à grandeza observada, é a Consciência Universal que determina o estado privilegiado do sistema.

A Consciência não é uma possibilidade da função de onda, mas A possibilidade das possibilidades que garante coerência ao universo, soluciona o paradoxo do Amigo de Wigner, da transmissão universal do colapso e do paradoxo do sujeito gerado por uma função de onda e autor do colapso.

O Observador Universal atua através do observador individual, e os fenômenos como EPR, Escolha de Wheeler e Amigo de Wigner comprovam essa assertiva. Assim como existem "n" consciências para cada Universo na Teoria de Everett dos Múltiplos Mundos, existe uma única consciência que inclui em si todos os Universos.

Os físicos precisam entender mais de filosofia para tornarem-se mais sofisticados conceitualmente. O monismo é um conceito fundamental para a ciência e a filosofia em diversas versões, o matelismo é monista, e existe o monismo espiritualista ou idealista. A Teoria das Supercordas é rigorosamente monista.

O fato é que com a Relatividade Geral e a MQ a matéria perdeu aquela caracteristica de solidez que a caracterizava, novas propriedades foram descobertas, notadamente, com a RG e a MQ, e, por conseguinte, as coloçaões de Goswami são absolutamente pertinentes, até onde vai a fronteira entre o que chammaos de matéria e o que os espiritualistas chamam de espirito

Popper defende o dualismo mente e cérebro e diz que a mente afeta as atividades neuro-fisiológicas do cérebro

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Consciência Quântica

Consciência Quântica.
Consciência Universal.
Mente Quântica.
Consciência Cósmica.
Inteligência Quântica.
Campo Universal Consciente.
Inteligência Universal.
Universo como uma Projeção Holográfica de um Mega-Universo.
Universo como uma reprodução mental criada pelos sentidos, sobre os estímulos recebidos, um universo em miniatura.
Campos Unificados, Consciência Universal

Unificação da Física, cada lagrangeano é um estado da mente universal

Ensina Maharishi :

Os campos do gravitino apoiam dinamicamente a super simetria local, que integra os diferentes componentes spin do campo unificado: graviton, gravitinos, vetores, spinors e scalars.

Integração

A propriedade não-Abeliana de auto-interação dos campos vetor que apoia a simetria local SO(8).

A propriedade de auto-interação está também apresentada no graviton, gravitino, spinor e campos scalar, e portanto em todo o 'supermultiplet'.

Auto-referência

As simetrias SO(8), SU(8) e super-Poincaré extendida do Lagrangeano.

Ordem Perfeita

Segundo a Teoria de Unificação da Física de Maharishi, cada Lagrangeano é um estado da Consciência Universal, ou Campo Universal Inteligente, a Unificação dos Campos e a Teoria das Supercordas conduzem ao Conhecimento Unificado das Leis da Natureza, ou Campo Universal Consciente. O conceito utilizado é o de Supermultiplet

"In theoretical physics, a supermultiplet is formally a group representation of a supersymmetry algebra. It consists of as a collection of particles, called superpartners, corresponding to operators in a quantum field theory which in superspace are represented by superfields.Superfields were introduced by Abdus Salam and J. A. Strathdee in their 1974 article Supergauge Transformations. Operations on superfields and a partial classification were presented a few months later by Sergio Ferrara, Julius Wess and Bruno Zumino in Supergauge Multiplets and Superfields" (Wikipedia)

O fato de um sistema encontra-se num estado puro não significa que suas grandezas são completamente definiveis, simultaneamente, ou seja, a realidade é lacunosa, se tem a posição, de modo preciso, não terá o momento e vice versa. A principio a particula pode estar em qualquer lugar e ter qualquer momento. Afirma-se que tem posição mas não tem trajetória, a realidade quântica é constituida de pacotes infracionáveis, indivisos, mas seu deslocamento não pode ser detectado, como se a particula desaprecesse do Universo e surgisse em outro lugar. É indivisa mas seu deslocamento é holistico. No mundo macroscopico duas particulas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, no mundo quântico podem, e também podem se aniquilarA Consciência não é uma possibilidade da função de onda, mas A possibilidade. É ela que determina os colapsos, resolvendo o paradoxo do observador que é gerado por uma função de onda e autor de seu colaps, sendo também do fator que dá coerência ao Universo evitando a criação de infinitos outros como propõe o Modelo de Everett. Ao invés de um observador em infinitos universo, infinitas possibilidades na Mente Universal.

Consciência Quântica - Campo Universal Inteligente

Tudo surge do menos complexo ? E o mega-universo de infinitas dimensões da Teoria M, é menos complexo do que o nosso Universo ? E os Multiplos Universos da Teoria de Eveett, são menos complexos do que apenas um universo ?Qual o problema com um ser mais complexo originando outro menos complexo ?

Aliás quando fazemos programas de computador temos que tomar milhares de precauções para que ele seja bom, e somos mais complexos do que a máquina, imaginem um ser como o homem, possuidor de uma extraordinária complexidade que jamais poderia surgir por tentativa e erro, em miseros 4 bilhões de anos, nem em 100 setilhões de anos, sem a seleção cumulativa, mas Dawkins não explica a origem do DNA e do primeiro ser vivo, imensamente improváveis

Se o mundo é constituido apenas de matéria, não pode ser impossivel conseguir uma explicação puramente física para a origem do Universo, e relativa à estrutura última da matéria, se nada existe além de matéria e energia, não pode ser impossivel não se obter uma explicação natural, exceto se existir algo acima da matéria. Como diz corajosamente Capra, não se pode fechar os olhos para as semelhanças existentes entre as descobertas da Mecânica Quântica e os conceitos desenvolvidos por várias religiões, principalmente, as orientais.

Física Quântica e espiritualidade

O EPR, Amigo de Wigner, Escolha de Wheeler, Tunelamento, Salto Quântico, Efeito Zeno, Efeito Frolich, e Apagadores comprovam a existência de um Campo Universal Inteligente, Consciência Quântica, que atua além dos limites do tempo e do espaço violando as desigualdades de Bell e a Relatividade Restrita.

Assim como somos estruturas moleculares organizadas para conhecer o mundo, apreender o modo de ser de outras moléculas, e o ato de conhecer, existe uma configuração de um Campo Universal que possui todas as formas, regularidades e leis do Universo e que pode impor tais configurações, livremente, na quebra de simetria de campos que originarão universos especificos.

A particula é guiada por um Campo Universal Inteligente, Consciência Quântica, e possui o Campo Universal no seu interior. O Campo guia as particulas do Universo e guia a si mesmo.

Max Planck, o criador da Mecânica Quântica, faz sua declaração sobre a existência de Deus, ele como Heisenberg, Schrodinger, Heisenberg, Bhor eram teístas.-Meus amigos, como físico e como homem que dedicou toda sua vida a ciência exata e a investigação da matéria, estou certamente livre da suspeita de ser considerado um entusiasta. Sendo assim digo aos senhores, após minhas pesquisas sobre o átomo, isto: -Na verdade não existe matéria. Toda matéria é originada e composta por uma única força, que movimenta as partículas do átomo, e as conserva como o menor sistema solar do átomo. Assim temos que aceitar um Espirito consciente e inteligente atrás desta força. Este espírito é a origem de toda matéria. A matéria visível e perecível não é real, mas sim o espírito universal e imortal que é a verdade. -Não me envergonho em denomear este Criador misterioso do mesmo modo, como foi em todos os antigos povos civilizados da terra das eras passadas: DEUS.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Consciência Quântica
Campo Universal Consciente
Consciência causa colapso
Consciência Cósmica
Mente Universal
Mente Quântica
Inteligência Quântica

Física Quântica e Espiritualidade

Tem gente que diz que se não tem lei na singularidade, não tem Deus, porque Deus implica em ordem, e sem lei, não pode haver uma inteligência oragnizadora, outros dizem, o inverso, que a ausência de lei e ordem exige um Deus para impor uma ordem súbita ao campo que se expande e realiza quebras de simetria que não são aleatórias.

Deus é infinito, sua natureza transcedente a razão humana, sem dúvida nenhuma, mas como fomos dotados por ele, de razão e de vontade livre, podemos conhecer muito de seu ser, afinal, se o Universo e o homem provêm dele, deve haver aspectos naturais que nos levam a Deus, como propõe Aristóteles e Aquino. Deus é transcendente, mas atua na imanência de diversas formas. Deus não tem nenhuma forma, nem a forma humana, mas é racional e livre como o homem, e com ele podemos nos relacionar. Deus não se torna humano em Jesus, ele continua plenamente Deus, sem nehuma alteração, apenas une sua natureza à natureza huamana; em Jesus existem duas naturezas, ele é homem e Deus. Somente Deus poderia purificar a alma humana do pecado original e do pecado pessoal, porque tem poder infinito para vencer o mal, a morte e doar essa vitória aos homens que nele crêem, que passam a poder viver na eternidade.

Esse argumento de que os animais possuem inteligência e algum grau de consciência causa, inicialmente, frouxos de risos, porque se fosse assim, realmente, numa mesma espécie, haveria uma desconcertante diversidade cultural, como existe no caso do homem, mas, por outro lado, reforça a tese de que o Universo foi projetado e é conduzido por um Campo Universal Inteligente que atua na natureza Dawkins recorre ao fantástico conceito de múltiplos universos emergindo no contínuo espaço-tempo para justificar, estatisticamente, a ocorrência de um como o nosso, no qual a vida e a vida inteligente são possiveis, como diz Hawking, seria o mesmo que um bando de macacos produzissem um soneto o surgimento de um universo como o nosso.

Entendo que complexidades podem surgir por redução aleatória do poder do acaso, mas consciência, não. Ou seja, a capacidade de um ser de se conhecer, conhecer o modo de ser e as estruturas de todas as moléculas do Universo, e conhecer o ato de conhecer, agindo livre e calculadamente, criando e se aplicando as leis que cria, ao menos em infimos 4 bilhõe de anos. Como diz Behe, é possivel explicar as chamadas complexidades ditas irredutíveis gradualmente, mas é algo imensamente improvável. É uma complexidade desconcertante. O próprio Dawkins diz que foi um prodigio da natureza o que aconteceu na Terra, algo muito estranho. Pense na matéria se tornando consciente, inteligente, tomando a si mesma como objeto de conhecimento, tamanha complexidade, por si só, já é algo admirável, o que de mais complexo existe no Universo. Podendo ter o Universo inteiro infuso na nossa mente.

Tem gente que diz que se não tem lei na singularidade, não tem Deus, porque Deus implica em ordem, e sem lei, não pode haver uma inteligência oragnizadora, outros dizem, o inverso, que a ausência de lei e ordem exige um Deus para impor uma ordem súbita ao campo que se expande e realiza quebras de simetria que não são aleatórias. Existem hipóteses interessantes que explicariam a emergência de formas de vida extremamente complexas, pela drástica redução da aleatoriedade como afirma Dawkins, objetivando manter vivo o organismo, mas é algo, imensamente, improvável, teria sido preciso uma dose fantástica de ocorrência de eventos raros ao acaso para surgir um Universo como o nosso e nele as condições necessárias para a vida inteligente.

O próprio Dawkins diz que foi um prodigio da natureza o que aconteceu na Terra, algo muito estranho. Pense na matéria se tornando consciente, inteligente, tomando a si mesma como objeto de conhecimento, tamanha complexidade, por si só, já é algo admirável, o que de mais complexo existe no Universo. Podendo ter o Universo inteiro infuso na nossa mente.

A busca da existência de uma causa original do Universo é uma consequência lógica da observação, os fenômenos naturais possuem nexo causal e a empiria comprova isso. A causalidade é o fundamento do conhecimento cientifico e não uma mera noção como queria Hume, é legitimo considerar um ser eterno como causa, cabe aos fisicos provarem que é a própria matéria, visto nada haver de não material no Universo, segundo os materialistas, absurdo é um Universo surgir sem causa, não adianta argumentar nos termos da MQ porque existem campos a serem quantizados, o que não ocorre na origem do Universo. Um Universo sem causa, como diz Novello, é absurdo, impossivel, irracional, loucura. O nada não pode gerar coisa alguma, ou existe causa material ou a causa é metafisica

Na verdade, o Universo pode ser um grande fantasma, uma mera aparência da vontade divina, a realidade é a Consciência Uiversal, de onde o Universo Holográfico da Mecânica Quântica, surge como dependente, aparente e transitório

Os elétrons, quando passam de uma órbita para outra, não se deslocam pelo espaço da forma como outros objetos, não há trajetória, eles se deslocam instantemente. Desaparecem de um lugar e aparecem em outro.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Consciência Quântica

Consciência Quântica


Alma, Holografia e Observador Universal, somente assim, Bohm consegue unificar a Relatividade Geral com a Física Quântica, explicando o EPR e a Escolha de Wheeler.

Somos células captadores de frequência de uma ordem profunda, implicita, indivisa, nosso Universo é uma projeção holográfica, captamos percepções que não são limites derradeiros, o EPR, Amigo de Wigner, Escolha de Wheeler, Tunelamento, Salto Quântico, Efeito Zeno, Efeito Frolich, Tunelamento e Apagadores comprovam a existência de um Campo Universal Inteligente que atua além dos limites do espaço e do tempo, violando as desigualdades de Bell e a relatividade restrita.

A Consciência universal é o fundamento da realidade, a matéria é derivada, dependente e transitória.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

As origens do Universo

1) De onde veio a energia que se expandiu no Big Bang ?

2) Por que não se expandiu antes ?

3) Por que não se dissipou antes ?

4) Como havia calor se não havia particula ?

5) Como saiu do equilibrio sem energia extra ?

6) Como havia um Universo mais antigo sem que possamos perceber sua existência ?

7) Darwin e Dawkins dizem que a evolução é deterministica e segue o objetivo de manter vivo o individuo e presevar a espécie na Terra, a seleção natural é guiada por esse objetivo, só incorporando mutações quando úteis ao organismo, sem a redução drástica da aleatoriedade não seria possivel a tremenda complexidade existente na Terra, mas ele não explica como surgiu a seleção cumulativa, que viabilizou essa redução, não sabemos a origem do RNA, nem do primeiro ser vivo.

8) Behe concorda que as chamadas complexidades irredtíveis podem ser explicadas gradualmente, mas afirma que é algo imensamente improvável e inviabilizado pela famosa Lei de Borel.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Observador Universal, Campo Universal Inteligente

1) Hawking trata o Universo como uma grande função de onda que, sob os parâmetros cosmológicos do Principio Antrópico determina o surgimento de uma ser inteligente, num dado momento de sua evolução; a sintonia é muito fina para isso ser fruto do acaso. Essa consciência está no Universo e tem o universo dentro de si e a sua posição especifica.

2) Como lembra David Bohm, a inteligência e a matéria se originam de um Universo de infinitas dimensões que ele chama de "ordem implicita", na qual o tempo e o espaço não são fatores de delimitação da realidade. A particula é guiada por um campo universal e seria uma expressão dobrada de uma totalidade indivisa, cada partícula conteria um mapa do Universo inteiro. Por isso, como o elétron se torna onda na experiência da dupla fenda e pode estar em qualquer posição, da mesma forma assume uma unica posição dentre as N possiveis, quando sofre a incidência de uma particula que também pode ter posições diferentes como o fóton.

3) Se pela teoria de Everett, estamos presentes em multiplos Universos, simultaneamente, podemos dizer que pela Teoria da Consciência Quântica os universos estão presentes no interior de uma única consciência, e é essa Consciência que determina sua trajetória, os universos seguem trajetórias especificas no interior do Campo Universal Inteligente.

Um observador material não pode ser efeito e causa da sua função de onda, o colapso espontâneo geraria o caos, ou N universos diferentes, e se cada observador fosse o colapsador da função de onda, a realidade não se concretizaria ou se concretizaria de N modos diferentes, porque sempre existiriam observadores em estados superpostos como prevê o Modelo dos Múltiplos Mundos.

4) Como diz Capra , o caráter de onda da matéria implica em que a Consciência está em nós e no Universo inteiro e o Universo com suas leis está na nossa mente.

A função de onda original colapsa numa posição dando origem a um Universo com as nossas caracteristicas como poderia colapsar de N modos diferentes.

Coerência dada no Campo Universal Consciente.

5) Assim como somos estruturas moleculares organizadas para conhecer o mundo, apreender o modo de ser de outras moléculas, e o ato de conhecer, existe uma configuração de um Campo Universal que possui todas as formas, regularidades e leis do Universo e que pode impor tais configurações, livremente, na quebra de simetria de campos que originarão universos especificos.

A particula é guiada por um Campo Universal Inteligente e possui o Campo Universal no seu interior.

O Campo guia as particulas do Universo e guia a si mesmo.

Pacotes infracionáveis e a existência de posição, com a ausência de trajetória ou "n" posições possíveis, significa que as características de onda e partícula da matéria são contraditórias, mutuamente, excludentes.

A impossibilidade de se obter a posição e o momento com precisão de 100 % simultaneamente implica na indeterminação sistemática da realidade.

Se não existe determinismo em relação à dinâmica da função de onda e se não existe trajetória, o que assegura a coerência da realidade ?

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Entrevista com Goswami sobre a Física Quântica e a Religiões

" Esta alegoria serve para demonstrar que os nossos "espetáculos de sombra" são as manifestações imanentes-irreais da nossa experiência humana de realidades arquetípicas, pertencentes a um mundo transcendente. A LUZ é a única realidade nesta alegoria, pois é tudo o que percebemos. - "No idealismo Monista, a CONSCIÊNCIA é como a luz na Caverna de Platão". Amit Goswami.

O Idealismo Monista nas literaturas idealistas das diversas culturas

Vedanta - Índia: NAMA são os arquétipos transcendentes e RUPA a sua forma imanente.
A Consciência Universal é Brahman, o ser fundamental e único. Brahman existe para além de Maya (ilusão).

"Todo este universo sobre o qual falamos e pesamos nada mais é do que Brahman. Nada mais existe".

Budismo: NIRMANAKAYA e SAMBHOGAKAYA são os reinos materiais e das idéias.
DHARMAKAYA, acima destes reinos é a consciência única que os ilumina.

Na realidade, só existe o Dharmakaya! "Nirmanakaya é a aparência do corpo de Buda e as suas atividades inescrutáveis. O Dharmakaya de Buda está livre de qualquer percepção ou concepção de forma".

O Yin-Yang é um símbolo taoísta. O yang é a parte clara, símbolo masculino e o yin a parte escura, símbolo do feminino. O yang é o reino do transcendente e o yin o imanente. "Aquilo que permite ora as trevas, ora a luz, é o TAO", o Uno que transcende suas manifestações complementares.

A Kabbalah judaica - são duas as ordens de realidade: Sefiroth - transcendente, teogonia e a Alma de peruda imanente "o mundo da separação". O ZOHAR dia: "Se o homem contempla as coisas em meditação mística, tudo se revela com Uno".

Cristandade - Céu, transcendente e Terra, imanente. São originadas, estas palavras, do Idealismo Monista. O que está além do céu e da terra? O Rei, a Divindade. "Ela (a consciência fundamento do SER) está em nosso intelecto, alma e corpo, no céu, na terra, enquanto permanece em SI MESMA. Ela está simultaneamente em, à volta e acima do mundo supercelestial, um sol, uma estrela, fogo, água, espírito, orvalho, nuvem, pedra, rocha, tudo o que há". Dionísio - idealista cristão.

Há que se observar que em todas estas descrições a Consciência é tida como ÚNICA, mas chega até nós através das suas manifestações complementares, idéias e formas. Este é um importante e precioso componente da Filosofia Idealista.
(....)

De acordo com Idealismo Monista, a consciência do sujeito em uma experiência sujeito-objeto é a mesma que constitui o fundamento de todo o ser: só há um "sujeito-consciência" pois a consciência é UNITIVA e SOMOS essa consciência!

Os Upanishades, livros sagrados da Índia, afirmam - "Tu és ISSO" - e os hindus chamam à consciência, sujeito/ser do ATMAN.

No cristianismo, a consciência é o Cristo Interno, o Eu Superior ou o Espírito Santo. Para os cristãos quakre, ela é a LUZ interna. O que importa não são os seus nomes e sim a sua experiência transmutadora inefável, inestimável. O filósofo Aldous Huxley escreveu um livro "A Filosofia Perene", o testemunho dos grandes vultos da humanidade que vivenciaram o ser-consciência, todos eles falam a mesma linguagem e expressam a linguagem da consciência de forma semelhante, a Unidade na Diversidade dos vários personagens que dela forneceram os seus testemunhos."

Ser necessário e causa incausada

Aquino parte do efeito para a causa e não da causa para o efeito, ele não diz que Deus existe e por isso, temos as seguintes caracteristicas do Universo; ele diz o seguinte : o Universo tem as características A, B ou C e isso nos leva a um limite que implica num ser com os atributos da deidade.

Ou seja, o Universo começou no tempo, o que começa não é necessário, podia não existir, recebe seu ser de outro, recebe ação, e isso exige algo que tenha ser, potência, pois o nada nada gera.

Então se existe algo que tem "ser" e é material, o tempo já deveria existir, mas se o tempo não existe o fator causal é imaterial

O que causa o Universo é um ser necessário, ou seja, que não pode não ser, que é eterno, infinito, que não recebe potência de nada, pois tem potêncai infinita para tudp gerar sem se esvaziar, sendo poratnto motor imóvel e causa incausada.

Se houvesse uma causa anterior até o infinito, nenhum movimento ocorreria, o efeito antecederia a causa, e nada começaria e nem terminaria.

Se tudo no Universo tem causa, e o Universo não é diferente daquilo que o compõe, o Universo na sua totalidade deve também ter causa.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Observador Universal

1) Na experiência da dupla fenda, um elétron emitido, ao atravessar a fenda, interfere consigo mesmo, ou seja, assume comportamento de onda, e projeta no telão, infinitas possibilidades de localização. Cada particula possui todas as possibilidades de sua localização, na forma de onda, como propôs David Bohm; ou seja, tem em si, um mapa do Universo. E toda função de onda tem a trajetória daquela particula e de todas as suas possibilidades, portanto, ao mesmo tempo, a particula está se deslocando num campo, e contendo, em si, todas as possibilidades de localização do Universo. Essa impossibilidade de medição simultânea da posição e momento com incerteza zero, foi o que se tornou famoso como Principio da Incerteza de Heisenberg.

Logo, se o Universo é uma grande função de onda, ele contém o observador material (como a particula), a inteligência humana, como possibilidade, e está contido na mente desse observador. O Universo está na mente do observador e o observador está no Universo. Por isso, Everett diz que enquanto não é medida uma função de onda evolui sem colapso, mas se alguém a observa, cria um universo paralelo, com uma duplicata de si. Nós somos duplicatas ou reações de outro observador, em outro tempo e espaço. Existiriam infinitos universos paralelos.

2) No entrelaçamento quântico, necessariamente, temos dois universos, conforme o resultado da medição, para cada observação. Tudo está conectado no Universo, independente da distância o que indica um campo material imaterial, além do tempo e do espaço.

3 ) Na Escolha de Wheeler, verificamos que o observardor, ao decidir fechar a fenda, afeta o passado, ou cria o passado, portanto, o presente nosso, é causado por um futuro, que é causado pelo seu futuro, chegamos ao limite em que haverá um Observador fora do tempo, que conhece todas as possibilidades temporais do universo, e decide qual a que será efetivada.Se existe um observador que escolhe a sequência do universo, ele tem todas as possibilidades na sua mente, observa os outros observadores ao infinito. E cada observador observa a si mesmo ao infinito também.

******************************************************************************

Se ao medir a posição de um fóton, afetamos a posição de outra particula entrelaçada, instantaneamente, em qualquer distância, e se ao fechar a fenda na Experiência de Wheeler, fazemos um fóton voltar e refletir no espelho por onde já havia passado, podemos concluir que nós, hoje, somos fruto de um fator causal no futuro, mas como o futuro depende de algo num outro futuro, a causa do universo é atemporal, e se ao medir a posição de um fóton afetamos a outra, no sentido simétrico inverso, em qualquer distância, podemos concluir que existe um agente que atua além dos limites do espaço e do tempo, que não é material, portanto, que atua de foram inteligente, e que é atemporal e aespacial, necessariamente. Vive num eterno presente, sendo o nosso tempo e espaço apenas conceitos lógicos que utiliza nessas ações. Se na função de onda existem "n" observadores diferentes, somente um observador imaterial pode colapsar a função de onda, sabendo o resultado, prévio, e transmitir a todo o Universo, quebrando o ciclo vicioso de uma função de onda que gera um observador que causa o seu colapso, e tambéma criação de "n" universos diferentes para cada estado fundamental. Sem aobservação a função de onda evolui sem colapso, conforme a equação de Schrodinger

Quando o elétron se transforma em onda e interfere consigo mesmo na dupla fenda, ou quando o fóton, que é um componente de uma onda eletromagnética colide com um elétron, que é outro componente de uma onda eletromagnética, ocorre o fenômeno da auto-interação, ou da auto-referência, nesse momento, a particula quebra a simetria da função de onda do elétron e determina a sua posição, ou trajetória num campo, que está no próprio elétron, como um conjunto de possibilidades suas. A função de onda salta para um dos seus estados fundamentais, ao interagir com outro campo, ou componente de campo, que segue uma trajetória. Da auto-interação no campo fundamental, originou-se a quebra de simetria que deu origem a um universo com as nossas caracteristicas, e não foi aleatória. Se fosse alaetória, o universo seria caótico; existe um Campo Universal que assegura coerência ao universo, e que prevê o surgimento do observador inteligente, nos termos do Principio Antrópico. O Campo Universal tem o observador no seu interior e o observador tem o campo nele, o Observador se observa no homem.

Colisão de ondas gera partícula. Colisão de possibilidades gera objeto definido no espaço.

Colisão de partícula com onda, gera trajetória. Definição de objeto material no espaço e no tempo.

Colisão de partículas com particulas geram outras particulas ou ser absorvida pela outra (fóton com elétron, fóton com próton)

***************************************************************************

Na leitura solipsista, cada sujeito conhrece a si e ao universo segundo sua leitura, segundo aquilo que aparece para ele, na leitura platônica, haveria um conceito universal, e as particularidades seriam ilusões, transitórias, passageiras, só o universal existiria. No primeiro caso, temos mônadas como propôs Leribniz. O problema é que existe coerência na realidade, então deve necessariamente haver um fator univesal comum, seja uma função de onda na qual todas as possibilidades se realizam ou uma Consciência Universal

Na filosofia temos : nominalistas de um lado e univesalistas, o real é a idéia, como dizia Platão, de outroLeibniz (mônadas) e Hegel, o absoluto na história, sob muitas faces.O absoluto que vai se conhecer como tempo, ele pode não saber ou não querer saber tudo dando origem a história.Goswami é platônico, existe o Mundo das Idéias de Platão


**********************************************************************

O Amigo de Wigner coloca o problema do momento do colapso ou da ocorrência do colapso, a TCC radicaliza a questão declarando que é necessário um Observador Universal para colapsar e transmitir a todo o Universo, concretizando a realidade material, somos criados pela função de onda e colapsamos a mesma, isso implica num paradoxo do efeito ser a causa, e, consequentemente, é preciso algo superior à matéria para solucionar o impasse e garantir a coerência da realidade, pois se o meio ou os observadores colapsassem a função de onda, existiriam n universos.

As particulas são virtualidades, possibilidades, que só se concretizam quando são observadas, ou seja, o que existe são funções de onda que colapsam, e geram partículas. Energia é a propriedade de campos que permite a mudança de estado ou a realização de trabalho, e que se conserva por invariância de transformação de simetria por transladação temporal.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ser necessário

Tudo que surge necesita de uma causa, porque surgir é transferência de potência. O nada nada gera. Se surgiu, deve ter causa. Mas qual causa agia antes do tempo ? Se era material, devia ser identificada e o tempo existir também, se nada se observa, a causa é imaterial, eterna, infinita, não surge, ao contrário do Universo que é contigente. O ser necessário é uma exigência para explicar um universoq ue surge no tempo, ou seja, que pode ser ou não ser.

De onde veio a energia que se expandiu ?
Como se expandiu sem energia extra ?
Como assumiu os parametros do principio antrópico ?
Por que não se expandiu antes ?
Ações no infinito material demorariam uma eternidde e nunca se realizariam

No mundo quântico existem fenômenos aparentemente sem causa mas possuem condicionamentos, como campo quantizaveis ou particulas, o mesmo não acontece antes do surgimento do Universo pois nada se observava

A causa transcendental é uma consequência lógica da observação do Universo, e não falácia da composição, não tem nada a ver uma coisa com a outra

Se tem inteligência no efeito, tem na causa, porque o efeito vigora no campo de possibilidades da causa.

Se tudo tem causa, não sendo o Universo diferente daquilo que o compõe deve também ter causa
Em ciência existe única hipótese possivel, exclusão de hipotese e demonstração indireta
Consciência Quântica, Campo Universal Inteligente, Mente Universal

Inteligência Quântica, Consciência Cósmica, Consciência Universal

Mente Cósmica, Inteligência Universal, Mente Quântica

A mente no Universo, e o Universo na mente.

O Universo é nosso corpo e o nosso corpo é o templo da Mente Universal; - o Espirito Santo, ou o Cristo interior

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Graça e Salvação - determinismo

O homem acolhe, livremente, a Graça oferecida por Deus, através do Espirito Santo, se mantém na graça por sua vontade em colaborar com a obra de Deus, não há impossibilidade de pecar como querem os calvinistas, todos podemos pecar e perder a graça, e recuperá-la, ninguém está condenado, definitivamente, todos podem salvar-se e todos podem cair da graça, só há pecado quando agimos, livre e conscientemente, se alguém já está condenado a pecar, ele não tem culpa na sua ação o que é absurdo. Algumas pessoas são eleitas para a Graça eterna por antevisão des seus méritos, mas não sabemos quais são.

Deus diz que o homem pode impor o destino que quiser (no campo do bem e da justiça) em sua vida porque Ele estará ao seu lado, portanto, Deus tem poder para impor sua vontade ao mundo, se o homem quiser mudar sua trajetória.

Deus sabe tudo e sabe que tem poder infinito, sua onipotência lhe permite eleger qualquer trajetória para o Universo e para o homem, em acordo com este, se o homem quiser o pecado encontrará o pecado, tudo depende de sua vontade livre.

Aquino dizia que Deus concede a determinação para a glória sem olhar a trajetória, Molinos dizia que Deus concede a graça, olhando a trajetória.

Maria não recebeu o pecado original porque foi olhada sua trajetória

Aquino diz que Deus sempre concede todas as graças para que o home não cai, quando eleito.
1) O Universo surgiu, o que surge, exige causa; qual causa opera antes do tempo, se material, o tempo ja havia, e deve ser comprovado, empiricamente, o que não acontece. Surgir é transferência de potência. O nada nada pode gera. Somente algo que não surge, que tem, em si, poder infinito, pode gerar o ser contigente, sem se esvaziar. O Universo não é eterno, não existe desde sempre, podia não existir, não tem em si sua razão de ser.

Ações num infinito material exigem um tempo infinito que nunca se realizaria, a potência sempre antecederia o ato. O Universo deve ter causa porque ele é igual a tudo que há nele, e tudo tem causa. Se fosse causa mecânica não faria o universo surgir no tempo, mas o faria ser eterno, porque causas mecânicas atuam imediatamente.

2) Dawkins recorre ao fantástico conceito de múltiplos universos emergindo no continuo espaço tempo afim de justificar estatisticamete um com as nossas caracteristicas

3) Fran de Aquino propõe um hipotético quantum de massa imaginária associado ao elétron e a outras partículas, que seria equivalente a uma que não conserva a paridade. As partículas escolhem, reagem em todos os níveis da matéria.

Realismo não local

Sim, existe muita mistificação em física quântica, mas a fisica quântica possui realmente "n" fenômenos bizarros que contrariam a concepção clássica da realidade e que não podem ser explicados em termos de contiguidade do realismo clássco, como se sabe, com a violação das desigualdade de Bell e Leggett, inviabilizaram-se as teoria de variáveis ocultas locais e não locais, restando a não localidade do Universo ou o realismo não local.

Se é que podemos chamar esse realismo, nesses termos. O EPR, a Escolha de Wheeler e o Efeito Zeno são absolutamente comprovados em termos empiricos.

O Amigo de Wigner levou a concluisões filosoficas relativas a um campo acima da matéria, inteligente, por parte de vários teóricos.

Penrose, Eccles, Popper e Hammerof afirmam que a mente se processa em termos quânticos, portanto, ela não é redutivel ao cérebro, mas, ao contrario, afeta o cerebro nas suas funções neuro fisiológicas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Consciência Quântica Universal

Se ao medir a posição de um fóton, afetamos a posição de outra particula entrelaçada, instantaneamente, em qualquer distância, e se ao fechar a fenda na Experiência de Wheeler, fazemos um fóton voltar e refletir no espelho por onde já havia passado, podemos concluir que nós, hoje, somos fruto de um fator causal no futuro, mas como o futuro depende de algo num outro futuro, a causa do universo é atemporal, e se ao medir a posição de um fóton afetamos a outra, no sentido simétrico inverso, em qualquer distância, podemos concluir que existe um agente que atua além dos limites do espaço e do tempo, que não é material, portanto, que atua de forma inteligente, e que é atemporal e aespacial, necessariamente. Vive num eterno presente, sendo o nosso tempo e espaço apenas conceitos lógicos que utiliza nessas ações.

Se na função de onda existem n observadores diferentes, somente um observador imaterial pode colapsar a função de onda, sabendo o resultado, prévio, e transmitir a todo o Universo, quebrando o ciclo vicioso de uma função de onda que gera um observador que causa o seu colapso, e também a criação de n universos diferentes para cada estado fundamental.

São ações de inteligência atuando na matéria acima dos limites do espaço e do tempo e contra os limites espaço-temporais, somente um Observador Universal pode fazer isso

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Física Quântica é sobrenatural

1) No tunelamento, o elétron com potencial menor ultrapassa uma barreira de potencial maior, ele desaparece do Universo, não sendo encontrado em parte alguma, e aparece do outro lado.

2) Se você conhece com precisão absoluta a posição, aquela particula poderá ter qualquer momento, se, por outro lado, você conhecer exatamente a posição, a particula poderá estar em qualquer parte.

3) Se o colapso depender do meio ambiente, a realidade estaria sujeita ao acaso, radicalmente, à mais radical contingência. Múltiplos universos poderiam surgir na dependência do observador em sua posição relativa. O que garante a coerência da realidade é o Campo Universal Inteligente e também resolve o paradoxo do observador gerado por uma função de onda que colapsa a função que o gerou dando concretude à realidade algo que um observador material não poderia fazer. A consciência não é uma possibilidade da matéria, mas "a" possibilidade, o conjunto matemático superior que fecha o conhecimento quântico.A Mente Universal possui todas as possibilidades de desenvolvimento do Universo.

4) A não localidade do Universo implica na violação da covariância de Lorenz, a Mecânica Bohmiana defende essa visão, que é comaptível com a Teoria das Supercordas

5) Com a violação das desigualdades de Bell e de Legget inviabilizaram-se as teorias de variáveis ocultas locais e uma classe de não locais, restando a não localidade do Universo, ou o realismo não-local, se é que se pode chamar a esse tipo de realismo, por esse nome.

6) Na medição da posição, apenas um observador sabe o resultado, os deamis possuem apenas probabilidades,a MQ exige um obesrvador, se eu sei o hamiltinao e a função de onda no tempo zero eu sei qual será a sua evolução do sistema.

7) Não há trajetória na MQ Padrão, existe apenas uma média de valores esperados, uma superposição de ondas de comprimentos diferentes para se obter um pacote mais localizao, é apenas uma aproximação. A Integral de Trajetória de Feynmann não resolve o problema. É necessário a Quantum Field Theory.

8) Na experiência da dupla fenda, o elétron emitido transforma-se em onda de possibilidades e interfere em si mesmo, ou seja, na partícula estão presentes todas as possibilidades de uma função de onda

9) Ao colidir com um eletron, uma antiparticula anula a flutuação e ocorre um salto quântico com velocidade infinita, adotando comportamemto holístico

10) Na Escolha de Wheeler, o passado é determinado por um observador no futuro, ocorre uma ação causal que viola dos limites do tempo, o passado não existe, é criado pela observação no presente.

11) A baixissimas temperaturas um supercondutor bloqueia qualquer perturbação de um campo magnético, da mesma forma, qualquer harmonia de campos mentais, ou ordem máxima, e da coletividade, impede o ingresso de perturbações e efeitos negativos

12)Hawkig diz que a probabilidade do nosso universo originar-se ao acaso é a mesma de um bando de macacos batendo em uma máquina produzir um soneto, ou seja, os universos irregulares são infinitamente mais prováveis.

Dawkins recorre ao conceito de múltiplos universos emergindo no continuo espaço-tempo para justificar, estatísticamente, um como o nosso, no qual a vida complexa seja possivel.

Ele explica tudo com base no conceito de seleção cumulativa, mas não explica a origem do DNA e da primeira célual igualmente imensamente improváveis.

Pela complexidade das formas de vida que exigiriam 100 setilhões de anos, temos que admitir que algo muito mais antigo, eterno mesmo, e muito mais complexo foi o fator causal.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Unificação da Física, segundo Maharishi

Campos Unificados, Supercordas, Consciência Universal

Cada lagrangeano um estado da Consciência Universal

Máxima expansão da Consciência

Superstring Field Theory.

Non-perturbative field theory of the string is a very advanced topic which is still under development. In particular, a sufficiently satisfying characterization of certain mathematical operations (like 'multiplication' of the string field and gauge fixing) that is necessary for a rigorous mathematical analysis of the Lagrangian of string field theory has so far been given only for specific versions of string field theory such as Witten's Open Bosonic String Field Theory and for the Closed Bosonic String Field Theory (a theory which has been considered by F. Englert, H. Nicolai, and A. Schellekens as a candidate for a fundamental Unified Field Theory from which they 'derived' the Heterotic Superstring Theory via E8 x E8 lattice compactification). This means that the above formula for the Lagrangian represents a highly symbolic form.
For this reason one still uses mainly Polyakov's perturbative formulation of superstring theory which gives precise meaning to the above symbolic formula in the perturbative regime. This is, however, enough to derive the property of pure self-interaction.
The formula below with the corresponding diagrams for perturbative superstring theory shows very clearly how the property of self-interaction expresses itself in an infinite series of loop diagrams in which the superstring refers back onto itself.
The Unified Field of all the laws of Nature discovered by modern quantum physics is a completely self-interacting, self-referral field (refer also to the page "Discovery of the Unified Field"). Although the property of self-interaction of the Unified Field can be compared with corresponding types of non-linear dynamics at more superficial levels (like non-linearly interacting fields, auto-catalytic feedback loops, or cyclic homeostatic feed-back loops), the dynamics of the Unified Field is unique because it displays the property of complete

Even some specific quantum fields that are referred to as 'self-interacting' fields (like the Higgs fields and the gluon field) do not have the property of pure self-interaction. For the case of a Higgs field, the Feynman graphs below demonstrate classical 'self-interaction' through the meeting point of several lines (pertaining all to the same field) and quantum-mechanical 'self-interaction' by the repeated looping. However, this type of 'self-interaction' is not pure self-interaction because -- as shown in the formula -- the propagating Higgs field also interacts with the space-time geometry.

Consciência Causa Colapso

http://psychology.wikia.com/wiki/Consciousness_causes_collapse


Na nossa dimensão temporal, as consciências estão separadas, em outra dimensão estão unidas formando uma unidade que determina a sequência do Universo que fará emergir a consciência na matéria

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Tao da Física

"Na visão oriental, a realidade subjacente a todos od fenômenos está além de todas as formas e desafia qualquer descrição e especificação. Por isso frequentemente se diz que ele é sem forma, vazio ou vácuo. Mas essa vacuidade não deve ser encarada como o simples nada. Ao contrário, ela é a essência de todas as formas e a fonte de toda vida" ... "Os budistas expressam a mesma idéia ao afirmarem que a realidade última - Sunyata (vazio ou vácuo) - é um Vazio vivo que gera todas as formas do mundo dos fenômenos. Os taoístas conferem semelhante criatividade, infinita e eterna ao Tao e, uma vez mais, chamam-na de vazio." ... "Apesar de lançar mão de termos como vazio e vácuo, os sábios orientais deixam bem claro que não se referem ao vazio usual quando falam acerca Sunyata ou de Tao; ao contrário, referem-se a um Vácuo que possui um potencial criativo infinito."Na fisica quântica:"A distinção entre matéria e espaço vazio teve finalmente de ser abandonada quando se tornou evidente que as partículas virtuais podem passar a existir espontâneamente a partir do vácuo e desaparecer novamente neste último"... "O "vácuo físico" - como é denominado na teoria de campo - não é um estado de um simples nada, mas contém a potencialidade para todas as formas do mundo das partículas. Essas formas, por sua vez, não são entidades físicas independentes mas, simplesmente, manifestações transitórias do Vácuo subjacente" ... "A relação entre as partículas virtuais e o vácuo é uma relação essencialmente dinâmica: na verdade o vácuo é um "vacuo vivo" e que pulsa num ritmo sem fim de criação e destruição. A descoberta da qualidade dinâmica do vácuo é vista por muitos físicos como uma das descobertas mais importantes da física moderna. De seu papel de recipiente vazio dos fenômenos físicos, o vácuo emergiu comoum quantidade dinâmica da maior importância!"Fritjof Capra



@) Existe, sim, crença na filosofia, uma série de pressupostos como o de que existem regularidades apreensiveis, que nossa memória é apta para gravar os eventos, que podemos atingir leis gerais, que hipóteses podem ser reais no futuro ou em alguma dimensão da realidade.

@) Deus só não pode negar sua natureza absoluta, pois se algo fosse maior que ele, seria Deus. Ele sabe na sua onisciência que possui poder infinito para impor N sequências à realidade. Ele não se submete à onisciência, ou melhor, sua onsiciência diz que ele pode impor a sequência que desejar ao Universo, porque é livre e infinito em poder. A mudança que fizesse passaria a existir na eternidade, não havendo outra. Assim como pode infletir nossa trajetória se desejarmos.

Nada há além dele, se houver algo mais potente, este, então, será Deus. Se Deus se destruisse, ele teria que ser mais potente do que ele, próprio.

Inteligência Quântica, Mente Universal, Consciência Cósmica

1) A singularidade é um conceito da física, perfeitamente, compatível com o conceito de deidade da tradição monoteísta, judaico-cristã.

2) A física quântica comprova a existência de um Campo Universal Inteligente, ou Consciência Quântica, são os fenômenos do EPR, Amigo de Wigner, Escolha de Wheeler, Efeito Zeno, Efeito Frolich, Tunelamento, Salto Quântico e Apagadores

3) Com a violação das desigualdades de Bell e de Legget inviabilizaram-se as teorias de variáveis ocultas locais, restando a não localidade do universo ou o realismo não local.

4) A Consciência não é uma possibilidade da função de onda, mas A possibilidade, a possibilidade das possibilidades. Ela soluciona o problema da função de onda que gera o observador que vai colapsar a função de onda. Tudo no universo está ligado como comprova o EPR, antes do colapso existem estados fundamentais superpostos que indicam a existência de infinitos universos paralelos. O que garante a coerência da realidade é a Consciência Universal Auto-Subsistente.

A consciência é o ato de auto-conhecimento de um ser, de suas estruturas e modo de funcionamento, e do ato de conhecer, criando e se aplicando as leis que cria livremente. Agindo intencionalmente.

Kant e Santo Anselmo - argumento ontológico

Kant atacava o argumento de Anselmo dizendo que o fato de Deus ser o absoluto e possuir todos os predicados, inclusive o da existência, não era prova da sua existência necessária porque a existência não é predicado.

Dizer que Deus "é" não significa nada. O "é" faz apenas uma ligação. Mas se provarmos que existe um fator causal atemporal, que originou o Universo e que Kant disse não ser possivel conhecer ?

Deus é atemporal, onipotente, onsiciente e onipresente. Ser necessário, eterno, infinito, consciência auto-subsistente. Causa incausada, ser perfeitsissmo, primeiro motor imóvel e inteligência ordenadora.

Se o universo poderia não existir porque surgiu no tempo, é contigente, sua causa é necessária porque atuou na eternidade. Só o que surge necessita de causa, porque surgir é transferência de ser, o nada nada gera.

Se represento o absoluto, ele existe, diz Anselmo, porque se não existisse estaria privado de um de seus atributos, o absoluto da mente não pode ser menor do que o que há fora.

Não existe apenas na mente, seria privação de seus atributos, caso existisse apenas na mente, poderia haver algo maior na realidade, mas não posso conceber nada maior, seria contraditório. Ocorre, portanto, a identidade plena entre o que está na mente e o que está fora.

Se sou finito e concebo o infinito sem poder conhecer todo o universo, é porque compartilho atributos com o infinito.

1) Existe na mente existe na realidade.

2) Se não é absoluto na mente, pode haver algo maior na realidade.

3) O absoluto tem todas as propriedades, não pode não ser, porque ser é um de seus atributos.

4) O Ser é, tudo que não o refuta é possível, o ser necessário é possível, ou seja, o ser que não pode não ser; mas ele não é apenas possível e sim necessário. O ser necessário existe necessariamente.

Frege e Cantor refutaram Kant que havia refutado o argumento ontológico de Anselmo que comprova a existência de Deus através de método dedutivo. A existência pode ser um predicado.

Kant diz que o ser necessário seria apenas uma hipótese, que não pode descer para
o plano da realidade empírica.

O ser necessário é um juizo sintético, um pressuposto, e não algo meramente hipotético.

Todas as possibilidades são possíveis, incluindo as contradições, que se conciliam no Ser Supremo.

Se posso conceber, existe. Se não existisse não conceberia.


Frege, Cantor e Godel refutaram Kant

http://rolandoa.blogs.sapo.pt/56692.html


Aquino definiu como causa incausada, ser perfeitíssimo, inteligência ordenadora, primeiro motor imóvel e ser necessário.

Causar significa transferir ser, potência e movimento.


Tagore


http://www.pensador.info/autor/Rabindranath_Tagore/

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u366.jhtm

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Inteligência Quântica - Mente Universal

Segundo a Mecânica Quântica, fótons que saem de um átomo excitado interagem simultaneamente em distancias arbitrárias, no sentido simétrico inverso, ou seja, o Universo é não local, está todo conectado, além disso, a função de onda é um ente fisico no qual coexistem estados fundamentais superpostos, o que mantém a coerência da realidade é o Campo Universal Inteligente, a Consciência Universal

A Consciência Universal determina os estados do Universo, ela não é uma possibilidade da função de onda, mas a possibilidade, ela quebra o circulo vicioso da função de onda que gera o homem que colapsa a função de onda que o gerou.

O observador escolhe o que quer observar, quando quer observar, fora dele, existem ondas de energia, com infinitas possibilidades que se atualizam a cada momento como corpúsculo. Particulas se tornam energia e voltam de energia a serem particulas

Segundo a Mecânica Quântica, fótons que saem de um átomo excitado interagem simultaneamente em distancias arbitrárias, no sentido simétrico inverso, ou seja, o Universo é não local, está todo conectado, além disso, a função de onda é um ente fisico no qual coexistem estados fundamentais superpostos, o que mantém a coerência da realidade é o Campo Universal Inteligente, a Consciência Universal

EPR, Amigo de Wigner, Escolha de Wheeler, Efeito Zeno, Efeito Frolich, Tunelamento e Apagadores comprovam a existência de uma Inteligência Universal que atua além dos limites do espçao e do tempo, violando as desigualdades de Bell e a Relatividade Restrita.

Segundo a Teoria do Campo Consciente, o que garante a coerência da realidade macroscópica é o Campo Universal Consciente, a Inteligência Universal, pois uma função de onda possui estados fundamentais sobrepostos que implicam necessariamente na existência de N mundos paralelos, sem a Consciência Universal o observador que é gerado por uma função de onda não poderia ser a causa do colpaso, ou seja, sua própria causa. A Consciência não é uma possibilidade da função de onda mas a possibilidade, a probabilidade da probabilidade, que faz o mundo ser possuidor de leis, Relatividade Geral e Restrita e Física Newtoniana. Nesse Campo Universal Místico encontram-se os campos eletromagneticos, e gravitacionais.

Cosmologia

1) O nada não pode gerar coisa alguma
2) O ser não pode vir do não ser
3) A ordem não pode vir do caos
4) Inteligência não pode surgir da não inteligência
5) Se o universo surgiu ele não é necssário, não é infinito, não tem sua razão de ser em sim, ele a recebe de outro ser material, se existe tal ser o tempo já existiria, e se ja existe, deveria ser observado

Evolucionismo

Dawkins diz que a Seleção Cumulativa reduz a aleatoriedade drasticamente, mas não explica como surgiu o DNA e o primeiro ser vivo que permitem a existência da seleção cumulativa. È uma complexidade tão grande que não surgiria nem em 100 setilhões de anos, milhões de milhões de milhões de idades inteiras de universos
50 trilhões de células realizando 10 mil reações diárias, cada célula com mais informações do que 30 volumes da Enciclopédia Britânica com especilização. Dawkins recorre ao conceito de múltiplos universos emergindo no contínuo espçao-tempo a fim de justificar, estatisticamente, um como o nosso.

Argumento cosmológico e ontológico de Aristóteles e Aquino

Hume e Kant não refutaram Aristóteles e Aquino, apenas disseram que não era possivel saber se o Universo era eterno ou não, e se havia um ser absoluto que o havia gerado.

A Relatividade Geral não inviabiliza o teorema da impossibilidade Kalam.

Ou seja o teorema que diz que ações no infinito material são impossíveis nunca se realizariam, não começariam e nem terminariam

A origem do Universo

1) Se o Universo surgiu, deve ter uma causa porque surgir é transferência de ser, e o nada não pode gerar coisa alguma, nem potência para tal ele possui.

Se a causa era material, o tempo já existia.

Se há causa material, deve poder ser observada.

2) Se tem inteligência no efeito, tem na causa, necessariamente, antes da manifestação material do universo.

O caos não pode gerar ordem e complexidade elevada de modo prolongado.

Fenômenos como entrelaçamento quântico, superposição de estados fundamentais, tudo conectado no universo, se colapsa uma função de onda na Terra colapsa outra em Andrômeda, instantaneamente, "conexão não local", infinitos universos paralelos, e ainda tem a cara-de-pau de dizer que não existe um Campo Universal Inteligente que tudo integra.

A boa lógica indica que se existe uma tremenda complexidade no universo, nas formas de vida, incluindo o homem, é uma consequência lógica concluir que existe algo mais complexo que é o seu fator causal, veja que se você é programador de computador você precisa de inúmeros testes, e pré-requisitos para fazer um bom programa, e você é mais complexo do que a máquiana, como pode uma a natureza cega e irracional gerar tamanha complexidade ao acaso, e num periodo tão infimo de existência do Universo ?

É irracional atribuir tal poder ao acaso, e como nos mostra a física quântica o universo está todo conectado de forma que se você medir uma particula aqui a outra será afetada em distâncias arbitrárias, além do que é real apossibilidade de universos paralelos.

No passado, os homens sem conhecimento cientifico falaram em termos teológicos, hoje, podemos falar cientificamente nesse Campo Unificado, ou Consciência Universal, que responde por fenômenos como o entrelaçamento quântico, escolha de Wheeler, Amigo de Wigner, Efeito Zeno e etc.

Vivemos num Campo Universal Inteligente de possibilidades infinitas, em um oceano de energia

O Nada é a completa inexistência, isso não existe na natureza, nem tempo e espaço possui, na natureza existe o vácuo clássico e quântico, no quântico sempre há uma quantidade minima de energia que permite uma flutuação quântica, mas antes do Big Bang não detectamos nehuma campo, ou seja, existia o absoluto nad,a de onde o universo surgiu. A causa do universo existe antes do tempo, é eterna, tem potência infinta, só o que surge necessita de causa.

1) O nada não pode gerar coisa alguma
2) O ser não pode vir do não ser
3) A ordem não pode vir do caos
4) Inteligência não pode surgir da não inteligência
5) Se o universo surgiu ele não é necssário, não é infinito, não tem sua razão de ser em sim, ele
a recebe de outro ser material, se existe tal ser o tempo já existiria, e se ja existe, deveria ser observado

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Imensamente improvável

Se alguém acha que um Universo imensamente improvável, como diz Hawking, com todas as constantes antrópicas, surge no contínuo espaço-tempo, e nele a vida complexa e inteligente que duraria milhões de milhões de milhões de idades inteiras de universos, ou seja 100 setilhões de anos, segundo Dawkins, sem a "seleção cumulativa", é algo natural, normal, casual, fiquem com sua divinização do acaso, eu, como sou racional, entendo que existe algo muito mais antigo, ou eterno, e muito mais complexo que guiou a evolução da vida. Dawkins explica tudo com a "seleção cumulativa" mas não explica a origem do DNA e das primeiras formas de vida, igualmente, imensamente improváveis.

http://www.unisinos.br/ihu/uploads/publicacoes/edicoes/1158329890.69pdf.pdf

http://arxiv.org/abs/quant-ph/0402121 (Wigner)

http://www.jornalinfinito.com.br/materias.asp?cod=128

Novo paradigma nas ciências

A física quântica supera a rigorosa divisão entre sujeito e objeto. O sujeito afeta o que vai se observar, a realidade passa a existir quando alguém mede um estado quântico, enquanto ninguém observa, a realidade é pura virtualidade, tendência a ser, mas não um estado material concreto.

Quando se provoca o colapso da função de onda, a realidade se efetiva.

O sujeito é necessário para o conhecimento concreto a cada momento, ele é parte dos sistema, pois o que vai ser observado depende da sua decisão.

A física tornam-se probabilistica, como probabilistica é a conduta humana, não algoritimica.

O Principio da Incerteza de Heisenberg informa que não se pode obter com precisão absoluta, simultaneamente, a medida da posição e do momento

Existem mais de 10 interpretações da MQ, uma diz haver função real, outra nega, uma diz haver colapso real, outra nega

Hameroff e Eccles afirmam que o pensamento humano pode se realizar de forma quântica e que portanto a mente não seria material, mas dual, algo diferente do monismo, os adversários dessa corrente afirmam que os fenômenos quânticos são muito rápidos e não afetam o sistema nervoso central.

Assim sendo, a mente imaterial afetaria o funcionamento neuro-fisiológico do nosso cérebro.

Inteligência ou Mente Quântica

Um ser inteligente conhece a si, suas estruturas e modo de ser, bem como de toda a realidade, e conhece o ato de conhecer, criando e se aplicando leis livremente, agindo de forma calculada.

Possibilidade de escolha é o que define a inteligência, algo determinado não tem escolha, algo inteligente escolhe a reação, quando na experiência de Wheeler, a fenda é fechada o fóton volta no tempo e reflete, quando se mede a posição de um fóton e outro entrelaçado colapsa no sentido simétrico inverso simultaneamente, vemos a matéria com liberdade de escolha.

Um todo indiviso, inerte, indiferenciado é a mesma coisa que o nada. Mas suponhamos que desse todo possa se originar algo, como seria essa originação ? Ao acaso, segundo leis, segundo quebras de simetria, o que causaria a expansão desse campo ? Como algo sai do equilibrio sem energia extra ? De onde viria essa energia ? Porque nada se observava antes ? Energia pode surgir do nada ? De onde veio o esse campo quantizável ? Como assumiu os raríssimos parâmetros do principio antrópico ? A matéria pode se tornar inteligente sozinha ? Se havia um universo infinito por que não foi detecatdo ?

O nada é o não ser, nem potência possui para gerar algo, o universo surgiu no tempo, surgir é ação, exige uma causa, um ser que tarnsmite ser a outro, tudo aquilo que surge não é necessário, não é infinito, necessita receber seu ser de algo que existe antes, se o universo começou no tempo, ele não é eterno, não é necessário necessita de causa, mas qual causa atuava antes dotempo, se for material o tempo já existiria, só pode ser uma causa imaterial, cabe à ciência provara existência de uma causa material

Segundo Dawkins sem a "seleção cumulatiava" nem em milhões de milhões de milhões de idades inteiras de universos, nem em 100 setilhões de anos, a vida complexa seria possivel, mas ele não explica origem do DNA e do primeiro ser vivo, imensamente improváveis. A hemoglobina é uma fechdaura com infinitos segredos encadeados, cada célula nossa possui mais informações do que 30 volumes da Enciclopédia Britânica, e realiza mas de 10 mil reações, sendo que existem 300 bilhões, com especialização, achar que isso é fruto do acaso é uma dose de fé colossal.

URI e MEV são falácias claras pois são seres contigentes que não poderm existir no extra-mundo, não podem existir no âmbito do que é necessário.


http://www.inteligenciaquantica.com.br/

www.conscienciaquantica.com/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A ciência fundamenta a fé

1) Não se trata de crer em Deus mas de afirmar sua necessidade absoluta para o entendimento racional da realidade, a fisica e a biologia comprovam a existência da deidade.

2)Quem disse que sem a seleção cumulativa surgida ao acaso, a vida complexa e inteligente não seria possivel nem em milhões de milhões de milhões de idades inteiras de universos, foi Richard Dawkins no Relojoeiro Cego, mas ele não explica a origem do DNA e do primeiro ser vivo sem os quais a seleção cumuativa seria impossível.

3) Os povos, em cada época e contexto cultural, expressaram de uma forma especifica seu relacionamento e seu conhecimento dessa entidade suprema de máxima complexidade que chamamos Deus, no passado, sem a tecnologia e a ciência, com base na intuição, e nos conhecimento mais rudimenatres da realidade, todos os pais da quântica se tornaram teistas, Bohr, Heisenberg, Schrodinger, Planck, e o próprio Einstei, não se trata de argumento de autoridade, eles chegaram a essa conclusão a partir das investigações científicas da realidade.

4) Uma deidade sem vontade livre e razão seria como a pura natureza, não vejo diferença alguma, Deus só pode ser uma inteligência e infinitamente maior que a humana. Não sei como a matéria cega e irracional poderai se tornar inteligente no homem, sem a ação de algo inteligente.

5) Dawkins diz que a evolução não é alaetória, ela é determinística, seu objetivo é manter vivo o organismo, a seleção cumulativa peneira e repeneira as mutações, só incorporando aquelas úteis ao organismo, fazendo com que outras reapareçam no futuro, quando poderão ser utilizadas, se fosse aleatória, nem em 100 setilhões de anos, a evolução seria possivel, mas ele não explica a origem do DNA e do primeiro ser vivo, igualmente imensamente improvável, ou impossivel segundo a lei de Borel.


*******************************************************************************

http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/ep2/tao/tao.htm


http://biosofia.net/2001/06/22/a-ordem-e-a-inteligencia-do-cosmos-a-perspectiva-da-fisica/

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reencarnacao-quantica--fisicos--des-medem--particula-e-ela-retorna-a-vida

********************************************************************************

http://www.eps.ufsc.br/disciplinas/fialho/consciencia/congresso/BoseEinstein.html


O Condensado Bose Einstein é como particulas elementares da manifestação mental, um sistema quântico no cérebro, a base do fenômeno da consciência.

Trata-se de um novo estado da matéria, com temperatura extremamente baixa, e energia muito baixa, como se fosse um átomo giganesco. Nele ocorrem supercondutividade, a super liquidez.

É um fenômeno quântico macroscópico.

Os sitemas vivos sutentam condensados que constituem a mente.

Ele permite entender o comportamento dual-onda particula.

Simultaneamente somos unidades e totalidades.

A capacidade da partícula elementar de ser onda e partícula simultaneamente.

Uma tensão entre individuo e grupo, por analogia.

É aunidade da consciência composto de bósons.

Consciência Pura, Inteligência Cósmica, Mente Universal

A Inteligência Quântica - Campo Unificado de Leis e Forças da Natureza (campo fraco, forte, eletromagnético e gravitacional)- Consciência Universal - Espiritualidade Quântica

Nosso comportamento deve se adequar à Inteligência Universal que sustenta e rege o universo, através de suas leis. Ordinariamente, nossa fisiologia do cérebro não está conectada com a Inteligência Cósmica ou Campo Unificado, que é o mais elevado estado da consciência. O Campo Unificado é o nível mais profundo da realidade física, é o Campo Inteligente que mantém a ordem no Universo. Através da meditação, a mente individual experimenta - coincide com - a Inteligência Universal. O ego individual expande-se para abarcar o Cosmos, na forma da "pura consciência". Mas é algo temporário, logo em seguida, voltamos ao estado ordinário da consciência. A Consciência Universal seria o quarto estado da consciência, além da vigilia, sono e sonho. Trata-se de uma experiência auto-evidente ou Consciência Pura e Ilimitada.
Vibrações do Éter Místico, Inteligência Cósmica, que trasnporta luz, grávitons e campo eletromagnético.
Unificação da Física, segundo Maharishi.

Campos Unificados, Supercordas, Consciêencia universal de Nicolai


Todos os possíveis operadores locais invariantes por transformação de gauge são gerados pelos efeitos gravitacionais quânticos não-pertubáveis na escala de Planck.

Todas as possibilidades

O graviton permanece uma partícula livre e ilimitada no espectro físico, e todo o 'supermultiplet' torna-se assintoticamente livre na escala de Planck.

Liberdade

A invariância translacional da densidade do Lagrangeano; também expressada pelo graviton, que é um campo gauge de força de amplitude infinita.

Ilimitação

O graviton não participa da atividade de ligação do preon e é um 'singlet' com respeito às simetrias internas SO(8) e SU(8) do Lagrangeano.

Auto-suficiência

Expressado pela efervescência contínua das flutuações topológicas na escala de Planck e pela natureza atrativa universal do campo do graviton.

Bem-aventurança

Os campos do gravitino apoiam dinamicamente a super simetria local, que integra os diferentes componentes spin do campo unificado: graviton, gravitinos, vetores, spinors e scalars.

Integração

Supersimetria: o perfeito equilíbrio entre os graus de liberdade bozônica e fermiônica.

A propriedade não-Abeliana de auto-interação dos campos vetor que apoia a simetria local SO(8). A propriedade de auto-interação está também apresentada no graviton, gravitino, spinor e campos scalar, e portanto em todo o 'supermultiplet'.

Auto-referência

O campo gauge não-Abeliano apoia dinamicamente sua própria invariância sob transformações de simetria local.

Invencibilidade

Quando o sistema cai num dos auto-estados do operador relativos à grandeza observada é consciência universal que determina o estado provilegido (Prof. Amit Goswami)

Na Mecânica Quântica Padrão, a posição é criada no ato de medição, não existe posição prévia, existe apenas média do valor esperado, deslocamento de densidade, na Mecânica Bohmiana existe trajetória, evolução sem colapso, no Modelo de Everett, existe evolução sem colapso, na qual todos os estados do sistema se realizam. Na teoria da Consciência Causa Colapso, o colapso é realizado pela Mente Universal que tem todas as posições e atua através do observador individual. A localização da particula exige um pacote de ondas com comprimentos diferentes, trata-se de uma aproximação, na Mecânica Quântica Padrão. Uma superposição de comprimentos de ondas diferentes para se constituir um pacote de ondas melhor localizados

O EPR cria um problema para a superposição e o colapso do vetor estado :

"Se o gato sobreviver, isso lembra que ele está apenas vivo. Mas as explicações das experiências EPR que são consistentes com a mecânica quântica microscópica padrão requer que objetos macroscópicos, como gatos e cadernos, não podem ter sempre apenas uma descrição clássica (Wikipédia) "

*******************************************************************************

http://worldpeaceendowment.org/invincibility/invincibility6.html

"Theory and for the Closed Bosonic String Field Theory—a theory which has been considered by F. Englert, H. Nicolai and A. Schellekens as a candidate for a fundamental Unified Field Theory"

*******************************************************************************

Teoria que unifica a física com base no conceito de Supercordas e Éter Dinâmico

http://www.quantumaetherdynamics.com/quantumleap.html

http://www.quantumaetherdynamics.com/aether.html

*************************************************************

Consciência Quântica, Inteligência Universal


http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_mind


http://www.quantumconsciousness.org/
Max Planck, o criador da Mecânica Quântica, faz sua declaração sobre a existência de Deus, ele como Heisenberg, Schrodinger, Heisenberg, Bhor eram teístas.
-Meus amigos, como físico e como homem que dedicou toda sua vida a ciência exata e a investigação da matéria, estou certamente livre da suspeita de ser considerado um entusiasta. Sendo assim digo aos senhores, após minhas pesquisas sobre o átomo, isto:
-Na verdade não existe matéria. Toda matéria é originada e composta por uma única força, que movimenta as partículas do átomo, e as conserva como o menor sistema solar do átomo. Assim temos que aceitar um Espirito consciente e inteligente atrás desta força. Este espírito é a origem de toda matéria. A matéria visível e perecível não é real, mas sim o espírito universal e imortal que é a verdade.
-Não me envergonho em denomear este Criador misterioso do mesmo modo, como foi em todos os antigos povos civilizados da terra das eras passadas: DEUS.
Wigner e David Bohm também eram teístas
Segundo o físico David Bohm, o nosso universo, organizado em termos espaço- temporais, é uma ordem explicita originado de uma ordem implicita, desse universo de infinitas dimensões seria projetado o nosso, incluindo a consciência, cada particula teria um mapa do Universo inteiro e isso permitiria seu deslocamento instantâneo como ocorre no entrelaçamento quântico, as particulas teriam o Universo dentro delas, o nosso universo seria uma projeção holográfica, numa holografia quando você a recorta, ela exibe na dimemsão menor uma réplica da maior infinitamente. O universo numa dimensão última seria um todo indiviso, as divisões seriam meras aparências.
http://www.bizcharts.com/stoa_del_sol/plenum/plenum_3.htmlhttp://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=117
Seriamos células captadoras de frequências, aquilo que parece separado no nosso universo, estaria unido num todo sem costura, essa ordem profunda não é percebida, mas se você desobrar uma particula ou um corpúsculo, ela assumiria suas proporções reais, isso tudo foi pensado pra explicar o entrelaçamento quântico, quando dois fótons entrelaçados que saem de um átomo excitado se comportam como se pertencessem a uma mesma função de onda, se você medir a posição de uma você afeta a outra instantaneamente, ou muito acima da velocidade da luz, como se tudo no universo estivesse unido.
http://arxiv.org/abs/hep-th/0203101

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Demonstração racional da existência de Deus

1) Tudo o que surge necessita de causa, porque surgir é transferência de ser, transferência de potência ativa, o nada não tem potência para fazer surgira algo, se o universo surgiu, ele passou da não existência à existência, ele recebeu seu ser de algo

2) O Universo não é diferente das partes que o compõem, se tudo nele tem causa, ele também deve ter uma causa

3) Mas com o Universo nasce o tempo, como pode haver uma ação causal, um agente movente, antes do tempo ?
Se for material, o Universo ou o Tempo já existiria

4) Se houve causa, essa era imaterial, atuava antes do tempo, e como tal, era a ação de um ente infinito, necessário, que não surge, não é contigente, não começou a existir, mas existe necessariamente, porque se ele não existisse, aquilo que passa do ser ao não ser no devir, não poderia existir.

5) Se o Universo fosse infinito, ações demorariam uma eternidade, nunca começariam e nunca terminariam. Deve haver uma causa primeira, um motor primeiro, que seja autor da ação sem receber ação de nada.

6) Se eu posso conceber o absoluto, mas a minha experiência não me permitiu conhecer todo o universo, eu só posso admitir que concebo o absoluto porque ele tem existência real externa à minha mente e com ele compartlho atributos. Se ele não existir perderá esse atributo de absolutez. Se existe na minha mente necessariamente existe objetivamente, pois o que está fora de mim não pode ser menor.

Pode ser que exista um ciclo de expansões e contrações do nosso universo, ou que exista um mega-universo, mas não há nenhuma comprovação empírica disso, além do que mesmo um universo infinito exigiria uma causa linear original.

Deus é considerado a causa das causa, a causa incausada porque ele pode agir sem receber ação causal de nada, se a causa fosse material já haveria tempo e seria detectado e segundo Kalam ações no universo material infinito durariam uma eternidade e nunca se realizariam, somente um fator causal imaterial poderia ser a causa incausada.

E como diz Aristóteles todo efeito vigora como possibilidade no campo de possibilidades da causa, se tem inteligência no efeito tem na causa necessariamente, antes da emergência do tempo

Max Planck, o criador da Mecânica Quântica, faz sua declaração sobre a existência de Deus, ele como Heisenberg, Schrodinger, Heisenberg, Bhor eram teístas.

-Meus amigos, como físico e como homem que dedicou toda sua vida a ciência exata e a investigação da matéria, estou certamente livre da suspeita de ser considerado um entusiasta. Sendo assim digo aos senhores, após minhas pesquisas sobre o átomo, isto:

-Na verdade não existe matéria. Toda matéria é originada e composta por uma única força, que movimenta as partículas do átomo, e as conserva como o menor sistema solar do átomo. Assim temos que aceitar um Espirito consciente e inteligente atrás desta força. Este espírito é a origem de toda matéria. A matéria visível e perecível não é real, mas sim o espírito universal e imortal que é a verdade.

-Não me envergonho em denomear este Criador misterioso do mesmo modo, como foi em todos os antigos povos civilizados da terra das eras passadas: DEUS.

Resposta de Heisenberg a Pauli sobre Deus . "Can you, or anyone else, reach the central order of things, or events, whose existence seems beyond doubt, as directly as you can reach the soul of another human being? I am using the term 'soul' quite deliberately so as not to be misunderstood. If you would put the question like that, the answer is yes."

Argumentos teístas

1) Segundo a Teoria da Consciência Quântica, o que é eterno é a mente universal, a matéria é aparente e transitória, portanto, só a matéria perece, a mente individual subsiste na Mente Universal

2) O fato de Deus ser Onisciente não implica na impossibilidade dele exercer sua Onipotência, ele sabe que possui total liberdade, toda poder para impor sua vontade sobre a realidade, de modo que tudo aquilo que ele determina sempre terá existido na eternidade, ele impõe sua vontade livre, suas infinitas possibilidades ao mundo. Ele sabe que tudo pode, possui infinitas possibilidades para o Universo, entre seu saber infinito está o saber de que ele pode impor a ordem que desejar para o universo e está existirá por toda a eternidade.

3) Sem a "seleção cumulativa" surgida ao acaso, a vida complexa e inteligente não surgiria nem em 100 setilhões de anos, ou seja, milhões de milhões de milhões de milhões de idades inteiras de universos, mas Dawkins não explica a origem do DNA e do primeiro vivente, também, imensamente improvável.

4) Tudo que surge deve ter causa, pois surgir é transferência de potência

(@) O que surge não é eterno, não tem necessidade, é contingente

(@) Só o que não surge não tem causa, é ser necessário

(@) Não pode ser causa material porque o tempo já existiria

(@) Algo não pode ser causa de si porque já existiria

(@) A matéria não pode ser causa primeira porque tem limite, tem potência

(@) É preciso um ser que causa sem ser causado, motor sem ser movido.

"A necessidade deste primeiro motor imóvel não é absolutamente excluída pela eternidade do vir-a-ser, do movimento, do mundo"

1) O que sabemos é que o Universo começou "no tempo/como tempo" e no tempo terminará, nada mais sabemos. Não sabemos qual a sua origem, existem apenas teorias, sem nenhuam comprovação.2) Hawking como cientista procura a causa natural dos fenômenos, mas não fecha as portas para um Deus de Lacunas, esse conceito não é pejorativo no pensamento de Hawking, mas aceita como legitimo, por exclusão de hipótese, única hipótese possível, demonstração indireta.3) Vários físicos que entendem como ninguém de física, todo os pais da Quântica, afirmaram a existência de Deus, vejam no álbum do meu scrap, Wigner, Bohm, Planck, Bohr, Heisenberg, Einstein, e Schrodinger. 4) Bohm e Wigner (Nobel) chegaram a desenvolver uma teoria de observador universal

@ O que havia antes do Big Bang ?

@ Se existe algo material deve poder ser comprovado, seja um outro universo maior ou um Big Crunch

@ De onde veio a energia colossal que se expandiu ?

@ O que causou a expansão ?

@ Por que não se expandiu antes ?

@Como saiu do equlibrio sem energia extra ?

@Como assumiu os parâmetros do principio antrópico ?

@Como havia calor se não havia particula ?

1) Existe em ciência : exclusão de hipótese, única hipótese possível e demonstração indireta.

2) A vida é um dom sagrado de Deus, não podemos jamais abreviar a nossa vida, devemos amá-la não temos poder para determinar o seu fim, segundo a tradição judaico-cristã, os suicidas perdem a vida eterna.

@ O Vácuo Quântico tem o poder de criar e aniquiliar incessantemente, um poder infinito, flutuações geram pares de particula e antiparticula que se aniquilam ou não.

@ Fenômenos quânticos violam os limites do espaço e do tempo, como o entrelaçamento quântico e a escolha retardada de Wheeler, se você aceita que existe uma causa fora do tempo, ela não vai demorar uma eternidade para agir.

@ Deus seria o único ser da realidade que tem poder para ser sem receber de nada além dele, que inclusive não existe, só o que surge necessita causa, se tem causa, tem ação, agente que move e outro que é movido, mas o problema é que antes do universo surgir só uma causa incausada, imaterial, poderia atuar sem cair na contradição de haver um tempo prévio sucessivamente.

@ Físicos desenvolvem teorias sobre a possibilidade de que o universo seja apenas uma flutuação quântica. A energia total do universo pode ser zero (Modelo de Bohm e Everett)

@ A teoria quântica considera que pares de partículas-antipartículas estão continuamente sendo criados e aniquilados. Mas a energia das partículas criadas multiplicada pelo tempo entre a criação e aniquilação do par deve ser menor do que uma certa constante

@ Colisões de partículas; partículas surgem na forma de flutuações de energia e depois de colidirem, transformam-se em partículas, a partir de um estado mínimo de energia sempre diferente de zero

***************************************************************************

1) Um fóton pode ser completamente absorvido por outra particula com a qual colida, se a sua energia for alta, pode produzir um par de elétron/positron ou pode romper um próton em várias particulas. Pode colidir um par (p/a) com um elétron, desfazendo a flutação e dando um salto. Um par gerado pela flutuação, a antipartícula aniquila o elétron, desfaz a flutuação com mudança zero de energia, parece movimento instantâteno, a distância percorrida é a do comprimento onda, valores tendentes ao infinito. Colidindo, elas rapidamente se aniquilam uma à outra num frenesí energético.

2) Depois da detecção, a onda associada ao elétron começa a se espalhar novamente, na experiência da dupla fenda

3) Broglie constatou que padrões de interferência exatamente iguais aos mostrados nos experimentos dos fótons ocorriam com elétrons. Ondas de fótons eram possuidoras de propriedades corpulculares e vice versa, matéria assumia comporatmento de onda.

4) Ondas eletromagnéticas diferenciam-se peals frequências de vibração, desde os raios cósmicos e raios X (altas frequências), passando pela luz visível até as ondas de rádio (baixas frequências).

Física Quântica e Mente Cósmica, Consciência Universal

A Mente e Corpo e sua mútua afetação na Física Quântica

Campo Universal Consciente guia a ação das partículas, as faz dotadas de intencionalidade, sejam fótons, elétrons, grávitons e as funções de onda correspondentes.

Deepak Chopra sustenta que podemos evitar doenças físicas e psíquicas e curá-las, com a força da mente, com o poder do pensamento, adequando uma energia mental necessária para tal.

Nosso corpo é fruto das nossas visões, crenças, sentimentos, o mundo físico é uma resposta a um observador, criamos nosso corpo, como criamos nossa experiência do mundo.

A mente afeta as reações fisiológicas do nosso organismo, nosso corpo está condicionado pelo modo como nossa mente vê o mundo.

As transformações físicas da idade, doença, são ilusões; só nos afetam se nossa mente aceitar que existe uma restrição objetiva. Se você receber uma nova educação, uma nova saúde física terá, a livre força da consciência constrói um novo corpo

Amit Goswami afirma que a Consciência é o fundamento da realidade e criadora do mundo material, ela explica os fenômenos espirituais, que contrariam a realidade clássica. O colapso da função de onda que origina o universo é uma ação da consciência Universal através dos observadores individuais.

Capra defende que a MQ confirmou o ensinamento dos místicos segundo o qual o universo forma um todo indiviso, incluindo a consciência e ordem material, a realidade encontra-se totalmente conectada. O Universo é o corpo do homem e o seu corpo é uma manifestação da Mente Universal.

A função de onda é a totalidade do ser, todas as possibilidades do Universo ou de universos, encontram-se presentes nela, ela é a unidade fundamental da realidade, unidade última do cosmos, propõe Menos Kafatos e Robert Nadeau.

Everett propôs que o observador pode criar uma sequência especifica de universos, a possibilidade de estados criados pela observação se realiza efetivamente em infinitos universos.

Segundo Bohm, existem variáveis ocultas sub-atômicas que indicam a existência de uma ordem mais profunda, holista, indivisa, de onde o nosso Universo se origina como uma projeção holográfica, tanto as mentes individuais quanto a matéria; tempo e espaço são ilusões.

Chopra, Goswami e Maharishi (Efeito Meissner) dizem que a mente em paz, em ordem, em harmona, gera um campo de proteção contra perturbações e doenças, e cura outras.

O Universo é a nossa leitura do Universo, nós, a rigor, criamos o Universo, o Universo é a interpretação que damos daquilo que está fora de nós e assim ele se torna real e atua, também, sobre nós.

A Mente Universal, o Mundo das Idéias de Platão

Segundo o Prof Amit Goswami, a Consciência Quântica é como o Mundo das Idéias de Platão, no qual as particulas e as configurações do Universo são virtualidades, idéias, que se concretizarão por um ato volitivo da Consciência Universal, originalmente existe uma hierarquia entrelaçada, a quebra da indiferença original de um campo não se faz acaso, mas obedece ao propósito do Campo Universal Inteligente. A auto-interação, a auto-referência, lembra a relação dialética do Espírito em Hegel, o desdobramento do Absoluto no seu oposto a Natureza, objetiva e determinada, e a saga de reconquista do Espírito no tempo. O absoluto se desdobra entre a idéia e a natureza, e o mergulho da idéia na natureza a faz voltar como Espírito. O monismo idealista diz que a realidade é a Consciência auto-subsistente, sendo a ntaureza um reflexo da mesma, aparente e transitória. Falta um conjunto matemático superior que fecha o entendimento da Mecânica Quântica, a consciência não é uma possibilidade da função de onda, mas a possibilidade. A matéria possui propriedade de onda, ou seja, não localidade, movimento descontinuo e causalidade descendente, esvai-se o materialismo e o realismo naturalista. O Universo está na Consciência e a Consciência está no Universo.A Consciência se reconhece no Universo

*********************************

Entrevista no Roda Viva :

Amit Goswami: Muito obrigado pela pergunta. Essa é uma ótima retrospectiva histórica a ser considerada. Eu acho que todos os físicos quânticos daquele período, os principais do período, foram sem dúvida, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger, o próprio Einstein, que já mencionamos. Não é amplamente conhecido que o próprio Einstein descobriu a não-localidade quântica. A idéia de que a física quântica contém esse conceito peculiar da não-localidade é justamente a razão pela qual ele não podia aceitá-la, pois parece ir contra a natureza da teoria da relatividade. Só agora podemos ver que ela ultrapassa a relatividade, pois o que ela diz é que a comunicação sem sinal deve acontecer fora do tempo e do espaço. Mas, na época de Einstein, não se podia conceber o universo com uma componente transcendente em relação ao tempo e ao espaço. Mas Heisenberg já falava do domínio da potência que está fora do tempo e do espaço. Einstein simplesmente não conseguia compreendê-lo naquela época e não podia acreditar na não-localidade quântica. A não-localidade quântica, porém, é verificada no laboratório físico em 1982, e, claro, para os humanos, como eu já descrevi, em 1993-94.


(...)


O pensamento clássico não te levará a lugar nenhum. A idéia, então, é que o universo espera como possibilidade, assim como o Big Bang, a criação das galáxias, das estrelas, dos planetas, a solidificação suficiente dos planetas, a formação da atmosfera... Tudo isso permanece possibilidade até que o primeiro ser vivo, aquela única célula viva... Isso aconteceu há cerca de quatro bilhões de anos na Terra ou, provavelmente, também, em outros planetas, o que é bem possível. Mas até que aquela única célula viva complete o que John Wheeler chamava de “circuito de significado”, complete o que eu chamo de circuito da hierarquia entrelaçada, na qual se pode aferir a medição quântica uma circularidade... Porque o observador é necessário para o colapso de um evento quântico. De outro lado, o colapso é necessário para a criação do observador, isto é uma lógica circular, uma lógica de hierarquia entrelaçada que se aplica a todos os eventos da criação. Então, até que isso aconteça, até que o circuito de significado esteja completo, não há colapso, não há Big Bang. Como, então, acontece o Big Bang? Ele aconteceu – retornando do tempo, daquele momento do colapso do evento até a origem – há 15 bilhões de anos. Então, onde existe o Big Bang? Ele algum dia aconteceu de fato? Ele aconteceu somente de forma figurada, nas memórias. Então, como sabemos que o Big Bang aconteceu?