quarta-feira, 15 de abril de 2009

Campo Universal Inteligente

O Modelo de Everett prevê que cada observção gera um estado que se realiza em um universo paralelo, Wigner e Wheeler afirmam a necessidade de um observador paar completar o conhecimento da fpisica, ou seja, a natureza precisa gerar um universo regido pelo principio antrópico forte. Para superar o impasse de um observador gerado por uma função de onda que vem colapsá-la, para superar o paradoxo do efeito que é sua própria causa, para superar o paradoxo da ausência de realidade material antes da observação que implica na afirmação do caráter virtual da realidade, Capra, Goswami e Maharishi propõem a existência de um Campo Universal Inteligente.

Uma Mente Universal com todas as possibilidades que determina a nossa realidade, garantindo coerência e unidade, impedindo a sua fragmentação em N universos. A Escolha de Wheeler diz que o passado é gerado pelo futuro, sucessicamentre, até um limite onde não haverá futuro, mas algo fora do tempo. O passado é uma teoria a ser atualizada por um futuro, no limite não haverá um futuro, mas algo fora do tempo. Se existem N observadores para cada universo, deve existir uma única Consciência com todas as possibilidades do Universo.

**********************************************************************

No passado, os homens mergulharam, através do inconsciente, da intuição e do êxatase, nos últimos degraus da realidade, apreendendo caracteristicas da materia que foram expostas em termos religiosos, somente no seculo XX, com a tecnologia avançada, o homem pôde verificar que aquele conhecimento mistico tinha fundamento, a materia possui, realmente, propriedades que se assemelham muito ao que as religiões dizem há muitos seculos.

Não há nada de fé na minha afirmação, ela é completamente cientifica, baseada nos dados da observação, como propostos por Wigner e Wheeler, somente algo além da matéria resolve o paradoxo da Escolha de Wheeler, do Amigo de Wigner, do EPR, e dos Multplos Mundos de Everett.

http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_mysticism

http://www.comciencia.br/reportagens/fisica/fisica14.htm

1) Eu acredito, ou melhor, afirmo a existência de uma Inteligência Suprema, um Campo Universal Inteligente (Observador Universal) que possui todas as possibilidades do nosso Universo e as determina e que assim viabiliza o fechamento do conhecimento da física. Deus, portanto, só existe um.

2) O Deus bíblico sendo fruto de um entendimento cultural de um povo, é uma possibilidade propiciada pelo Campo Inteligente Universal. Portanto, mesmo que seja uma forma especifica de um determinado povo entender essa Consciência Univerrsal, existem elementos de verdade necessárrios; mas para se aceitar as outras proposições doutrinárias, é necessário a fé na doutrina sobrenatural revelada, sem dúvida.

1) Wigner deixa claro que o Paradoxo por ele proposto, o Amigo de Wigner, requer um Observador que colapsa a função de onda, Goswami agrega que sem um Observador Imaterial não se sai do impasse de uma funão de onad que gera um observador que a colapsa, somente um observador universal pode colapsar a função de onda e transmitir seu resultado para todo o Universo, mantendo a coereência e unidade do mesmo, evitando que este gere infinitos outros universos

2) Se a particula antes da observação nao está em lugar algum, nós que somos seres compostos por particulas também não estamos em lugar alghum, somos seres imaterais que temos a consciencia como determinante

3) A Escolha de Wheeler deixa claro que o passado é determinado pelo futuro, num limite o futuro não tem outra origem que não a atemporalidade

terça-feira, 14 de abril de 2009

Argumentos teístas

1) O Universo começou no tempo, não é necessário, não é infinito, não tem sua causa em si
2) Tudo que começa necessita de causa
3) Surgir é transferência de potência
4) O nada nada pode gera, porque não tem potência
5) Se a causa é material, o tempo já existiria
6) Se a causa é material, deve poder ser observada
7) Se energia não se cria nem se destrói, de onde veio a energia que se expandiu ?
8) Como saiu do equlibrio sem energia extra ?
9) O que causou sua expansão ?
10) Por que não se exapndiu antes ?
11) Como assumiu os parâmetros do Principio Antrópico Forte ?
12) Se a particula não existe antes da observação, e se nós somso compostso de particulas, nós também não estamos em lugar algum, somos seres imateriais
13) O que mantém a coerência e unidade do Universo se a função de onda não tem trajetória e nem a particula ?

sábado, 11 de abril de 2009

Consciência Quântica

Dizer que a realidade quântica é teórica ou imaginária, antes da observação, é uma fuga de qualquer tentativa racional de definição ontológica dessa realidade.

Se é virtual existe na mente do homem (hipótese) e a mente do homem é o que ???

Material ?

Então algo material tem possibilidades sobre o resto da natureza ?

E a natureza encontra-se indefinida ?

N possibilidades ?

Goswami encontra solução, não aceita os multiplos mundos gerados pela observação e diz que existe uma Consciência Universal com todas as possibilidades do Universo e que não é material, mas dá coerência e unidade ao mesmo. As questões ontológicas colocadas pela MQ não envolvem crença envolvem corolários sobre fatos observados empiricamente.

A realidade é, até então, pura virtualidade, tendência a ser como lembram Capra e Goswami, ou seja, as posições são metafisicas, existem no mundo das idéias de Platão, é preciso uma consciência para tornar essas posições reais no tempo e espaço, na Teoria do Multiplos Mundos cada observação gera um universo real no qual esse estado se realiza, ligeiramente diferente do nosso. Na TCQ, uma Consciência Universal determina o nosso universo, dando-lhe coerência e unidade.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Consciência Universal

Como diz Maharishi, com base na QFT e na Teroria M, o que existe são campos quantizáveis e concentração dos mesmos.

Segundo Everett, não há colpaso, cada estado entrelaçado gera um univeso paralelo pelo observador.

A REALIDADE CLÁSSICA É ATINGIDA POR APROXIMAÇÃO EM RELAÇÃO À REALIDADE QUANTICA, existem N modos de se atingir o limite clássico, isso colocado em termos de cosmologia quântica indica as variações possiveis do nosso Universo antes do Big Bang, a estrutura do espaço tempo está sujeita a flutuações no vácuo que por sua vez estão relacionadas com o PI de Heisenberg

domingo, 5 de abril de 2009

Consciência Quântica

Segundo Wigner, se não houver colapso pelo observador, cada sujeito estaria um estado superoposto e a realidade indeterminada, a função de onda continuaria indeterminada, podendo gerar "n" estados do Universo, é preciso o colapso ocorrer para o primeiro observador, aquele que sabe o resultado real da medida, os demais possuem apenas probailidades, para sair desse paradoxo do sujeito que é gerado pela função de onda que vem concretizar, como um efeito que atua como causa de si, Goswami propõe que a consciência não é uma possibilidade da função de onda, mas "a" possibilidade supra-material. Essa Consciência dá coerência e unidade à realidade física. Se Everett propôs que existem N universos para cada observador, Goswami propõe um único observador com N possibilidades do Universo na mente.

CAPRA E O EPR

"No instante em que se efetua a quantificação sobre a partícula 1, a partícula 2, que se encontra a milhares de quilômetros de distância, adquirirá um spin definido ao longo do eixo escolhido. Como é que a partícula 2 soube qual o eixo escolhido para a medição? Não houve tempo para a transmissão desse tipo de informação através de um sinal convencional.
É este o ponto capital da experiência EPR, e é aqui que Einstein discordava de Bohr. De acordo com Einstein, como não há qualquer sinal que possa deslocar-se mais rapidamente que a velocidade da luz, é impossível que a medição efetuada na partícula 1 vá determinar, instantaneamente, a direção do spin da outra partícula, que se encontra a uma enorme distância.
De acordo com Bohr, o sistema constituído pelas duas partículas é um todo indivisível, mesmo que estas se encontrem separadas por uma grande distância: o sistema não pode ser analisado em termos de partes independentes.
Apesar de os elétrons se encontrarem espacialmente afastados, eles estão, mesmo assim, ligados por conexões instantâneas, não locais. Estas conexões não são sinais no sentido de Einstein; transcendem a nossa noção convencional de transferência de informação" TAO DA FISICA

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Consciência Quântica

A matéria não sabe gerar inteligência ?

Por que não pode haver uma ineligência que gerou um universo no qual a inteligência seria possível !

Segundo Richard Dawkins, sem a seleção cumulativa surgida ao acaso, a vida complexa e inteligente jamais seria possível, ou talvez num Universo com 100 setilhões de anos, cada célula possui mais informações do que 30 volumes da Enciclopédia Britânica, e realiza 10 mil reações, sendo que existem trilhões de células no organismo com especialização, a hemoglobina é uma fechadura com infinitas segredos encadeados. Um DNA controlar as funções do organismo equivale a uma árvore comandar o sistema solar.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Consciência Quântica

Sergundo a interpretação ortodoxa de Copenhagen, as partículas não existem antes da medição, existem, apenas, nuvens de probabilidade, somente quando alguém mede/colapsa/observa a particula assume uma posição, cria-se a posição. Portanto, se somos constituidos de particulas, não estamos em lugar algum, somos seres imaterias, determiandos pela consciência imaterial. Wheeler e Wigner propuseram que a MQ necessita da complementação de um observador, que exige um Universo regido pelas constantes antrópicas, algo extremamente raro, como afirma Hawking. A TCQ radicaliza e diz que somente um Observador Universal pode colapsar a função de onda assegurando coerência à realidade, superando o paradoxo de um observador gerado por uma função de onda que a vem colapsar no futuro, como se a cauas estivesse no futuro. Na Escolha de Wheeler, o passado é determinado pelo fututro, se o futuro também é por um futuro ainda mais além, então, existe algo fora do tempo que determina a realidade temporal.

O EPR diz que existe uma necessária supeposição de estados, ou universos paralelos determinados pelo Observador. Se existe um universo por observadior existe um único observador com todas as possibilidades do Universo na mente

Nas palavras de Albert Einstein:

"Podemos assim encarar a matéria como sendo constituída por regiões do espaço onde o campo é particularmente intenso... Neste novo tipo de física não existe lugar para campo e matéria, o campo é a única realidade."