domingo, 17 de janeiro de 2010

CONSCIENCIA CAUSA COLAPSO

Segundo a ortodoxia da Interpretação de Copenhagen, antes da medição, não há posição, a posição é criada com a observação, portanto, antes da medição a particula não está em lugar algum, existem apenas probabilidades a consciência é necessária para fechar o conhecimento fisico, ou seja, a função de onda do universo deve gerar um observador, Goswami e Capra postulam que se trata de uma realidade metafísica, uma mente universal, o mundo das idéias de Platão, portanto, quando os sitema cai num dos autoestados do operador relativos à grandeza observada é a Consciência Universal que determina o estado privilegiado do sistema.

********************************************************************************

A EVOLUÇÃO É DETERMINISTICA, ORDENADA E NÃO AO SABOR DO ACASO DIZ DAWKINS

ALEATORIEDADE E DETERMINISMO :


"Um processo estocástico é uma família de variáveis aleatórias indexadas por elementos t pertencentes a determinado intervalo temporal. Intuitivamente, se uma variável aleatória é um número real que varia aleatoriamente, um processo estocástico é uma função temporal que varia aleatoriamente.

Mais genericamente, seguindo Kac[1] e Nelson[2], qualquer tipo de evolução temporal (determinística ou essencialmente probabilística) que seja analisável em termos de probabilidade pode ser chamada de processo estocástico."

Porém, é importante salientar uma diferença entre aleatoriedade e estocasticidade. Normalmente, os eventos estocásticos são aleatórios. Todavia, podem eventualmente não o ser. É perfeitamente plausível, embora improvável, que uma série de 10 arremessos de dados gere a seqüência não aleatória de 6,5,4,3,2,1,2,3,4,5 ou 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1. Apesar de coerente - ou compressível (podendo ser expressa de um modo mais comprimido que a seqüência inteira) - a seqüência não-aleatória é estocástica, pois surgiu através de um evento aleatório: o lançar de dados.
(Wikipedia - ESTOCÁSTICO)