quarta-feira, 17 de março de 2010

COMPUTADOR DE DNA

O bom senso indica que essa colossal complexidade jamais poderia ter surgido ao acaso e no tempo de existência da Terra, sem uma Inteligência Ordenadora prévia ou atemporal na forma de um Campo Inteligente como afirma Behe

Dawkins força tremendamente a barra para dizer que pode, vai seleção cumulativa, mas tem que ter um universo adequado ao principio antrópico forte, o que exige infinitos universos surgindo no continuo espaço tempo a fim de gerar um como o nosso.

A minha hipótese é a do modelo holográfico de Bohm e Maldacena

http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_de_ADN

A solução do problema
O seguinte algoritmo resolve o problema do caminho Hamiltoniano:
Faça caminhos aleatórios;
Selecione caminhos que comecem em A e terminem em G;
Se n é o número de pontos então o caminho solução deve passar por n pontos (n, no nosso caso, é 7);
Selecione caminhos que passem por todos os pontos e apenas uma vez.
Obtemos a solução.
A chave para resolver o problema foi o uso de DNA para representar os cinco passos do algoritmo.
Silício x DNA

Moléculas de DNA são ideais para a elaboração de um computador molecular. São eficientes e muito compactas. Para efeitos de comparação, uma fita de DNA contém todas as informações para que uma célula se mantenha viva e, no entanto, a fita constitui apenas 0,3% do volume do núcleo da célula. O DNA acumula 100 trilhões de vezes a informação armazenada nos mais sofisticados sistemas de computação atual[carece de fontes]. Num computador de DNA, um número estratosférico de moléculas (algo em torno de 10 elevado a 10) podem trabalhar simultaneamente para efetuar um cálculo.
Os computadores de silício tradicionais são muito mais rápidos mas calculam sempre um número por vez, além de gerar um gasto energético considerável. O computador de DNA, por outro lado, embora lento, pode realizar cálculos com simultaneidade de bilhões de moléculas, além de serem muito mais eficientes do ponto de vista energético.

Uma importante similaridade entre computadores de silício e os de DNA é que tanto um quanto outro se baseia em informação. No caso dos computadores atuais, existe uma codificação binária baseada em séries de uns e zeros. O DNA é formado por quatro ácidos nucléicos A, T, C, G, também numa série organizada. A informação, portanto, pode ser manipulada de forma semelhante no DNA à forma como trabalhamos nos computadores atuais, aplicando a mesma lógica da máquina de Turing.
[editar]A máquina de Turing
Uma máquina de Turing recebe códigos em seqüência binária, 0101110011, e executa quatro operações distintas para processar uma resposta: Transformar 1 em 0, 0 em 1, mover para frente ou mover para trás na seqüência de informações. Todo computador digital, por mais rápido que seja ou por mais complexo que se organize, se reduz a uma simples máquina de Turing.
Da mesma forma, a molécula de DNA é organizada por uma série de ácidos nucléicos organizados e dispostos seqüencialmente. É possível, portanto, converter os códigos binários em códigos de DNA. Poderíamos estabelecer, por exemplo, que ATACG = 1 e TACCG = 0. E então, através de processos químicos, usando enzimas de restrição e reações em cadeia polimerase para produzir seqüências de DNA, é possível reproduzir todas as operações de uma máquina de Turing. Desenvolvida a tecnologia, estima-se que meio quilo de moléculas de DNA (suspensas em mil litros de liquido, que ocuparia cerca de um metro cúbico) poderia armazenar mais memória que todos os computadores já fabricados.
Teria cem trilhões de vezes a capacidade do cérebro humano. Além disso, meros 28 gramas de DNA poderiam ser cem mil vezes mais rápidos que o supercomputador mais rápido dos Estados Unidos.

Cada célula possui mais informações do que 40 volumes da Britânica e existem trilhões de células no nosso organismo realizando 10 mil reações

A hemoglobina é uma fechadura com infinitos segredos encadeados