domingo, 27 de março de 2011

SÃO PAULO Na ficção, os “raios tratores” são poderosos feixes capazes de aproximar um objeto do outro.


A tecnologia é utilizada sem economia, por exemplo, nos episódios de Star Trek Jornada nas Estrelas para mover até mesmo grandes naves.

Leia também:
Laser plástico detecta explosivos (08/06/2010)
Laser reconstrói prisão de Robin Hood (24/05/2010)
Físicos testam laser que faz chover (06/05/2010)

Embora ainda insuficiente para deslocar algo tão grande como a Enterprise, uma nova tecnologia criada na Universidade Nacional Australiana segue o mesmo princípio dos chamados “tractor beams” da ficção: move partículas a grandes distâncias usando somente luz.


O professor Andrei Rode e sua equipe conseguiram mover partículas de vidro com cerca de 100 vezes o tamanho de uma bactéria por até 1,5 metro. O segredo foi capturar essas partículas, que são capazes de absorver a luz, usando um feixe especial de laser “oco”. Essa cavidade interna cria um “núcleo escuro”, possibilitando que as partículas se movam para cima e para baixo no feixe de luz. Basicamente, trata-se de um grande “cano óptico”.


Quando as partículas estão presas nesse centro escuro, elas sofrem influência de diversos fatores. A gravidade, as correntes de ar e os movimentos aleatórios das próprias moléculas de ar empurram as partículas para fora do centro, fazendo com que um lado fique iluminado pelo laser enquanto o outro fica escuro. Essa diferença cria um pequeno impulso (“photophoretic force”), que empurra a partícula de volta ao núcleo escuro.


Uma parcela da energia do feixe e a força resultante dessa interação empurram a partícula ao longo do “encanamento” oco do laser.


Apesar de não funcionar no vácuo do espaço – e, portanto, não poder ser usada em naves – a nova tecnologia poderia ser de grande ajuda aqui na Terra. Entre as aplicações, estariam o reparo de máquinas e componentes eletrônicos com peças muito pequenas, o direcionamento de nanopartículas no ar, a micro-manipulação de objetos e amostras e até mesmo o transporte de substâncias perigosas ou micróbios em pequenas quantidades.


Scientists have developed a new way to manipulate
Researchers at University of California, Santa Barbara have put a new spin on a technique involving nitrogen impurities in diamonds. By linking the spin of a free electron with the nucleus of the nitrogen atom in a flawed diamond, they were able to create a stable quantum information device that works at room temperature.
» Flawed Diamonds Could Store Quantum Data
www.wired.com
DALLAS Scientists have developed a new way to manipulate atoms inside diamond crystals so that they store information long enough to function as
.............................................................

Equação diferencial de d'Alembert · Equação diferencial de Bernoulli · Equação de Clairaut · Equação de Duffing · Decaimento exponencial · Equação de Euler ·Equação de Lane-Emden ·Equação de Lotka-Volterra ·Equação do pêndulo · Equação de Riccati
Equações diferenciais
parciais Equação de Mason-Weaver ·Equação do transporte · Equação de Laplace · Equação de Poisson · Equação do calor · Equações de Navier-Stokes · Equação da onda
Métodos analíticos Separação de variáveis · Método de Frobenius
Métodos numéricos Método dos elementos de contorno · Método dos elementos finitos ·Método Multigrid · Método de Runge-Kutta · Método de Dormand-Prince
Outros Lema de Grönwall · Teorema de Picard-Lindelöf · Teoria de Sturm-Liouville

Uma equação diferencial ordinária (EDO) contém apenas funções de uma variável e derivadas daquela mesma variável.
Uma equação diferencial parcial (EDP) contém funções com mais do que uma variável e suas derivadas parciais.

Segunda lei de Newton,
Equações de Hamilton,
Decaimento radioativo,
Equação do pêndulo,
Equação de Lane-Emden
Equação da onda,
Equações de Maxwell,
Equação do calor,
Equação de Laplace,
Equação de Poisson,
Equação de Schrödinger,
Equações de Navier-Stokes,
Equação de Lotka-Volterra,
Equações de Cauchy-Riemann.Equação diferencial linear
Equação de Bernoulli

Equação diferencial

Em matemática, uma equação diferencial é uma equação cuja incógnita é uma função que aparece na equação sob a forma das respectivas derivadas. ...

Equações Diferenciais

DEFINIÇÃO: Equação diferencial é uma equação que apresenta derivadas ou diferenciais de uma função desconhecida (a incógnita da equação).


cristal e dados quânticos
raio trator
teletransporte
levitação campo magnético

http://www.xr.pro.br/fc/GRAVIDADE.HTML