domingo, 29 de março de 2009

Consciência Quântica

Somente o observador sabe o resultado da medição, todos os demais possuem apenas probabilidades, segundo a teoria de Everett, cada observador cria um estado do universo que se realiza num universo paralelo. A Teoria da Consciência Causa Colapso diz que é preciso um observador material para concretizar a realidade, ou seja, falta um Universo gerar um observador. Universo que deve ser regido pelo Principio Antropico Forte, no qual a vida baseada no carbono emergirá num dado momento, Hawking diz que isso é imenmsamente improvável e Dawkins recorre aoconceito de multiplos universos emergindo no continuo esopaço tempo para justificar um como o nosso. Goswami e Capra radicalizam dizendo que um observador material não pode ser o autor do colapso porque seria um paradoxo, o efeito gerar sua causa, o observador gerado por uma função de onda colapsar a função de onda, como prevê a Teoria Antropica de Wheeler, fisico renomad. Ou temos infinitos universos ou temos uma Inteligência acima da matéria que determina a realidade, dando-lhe coerencia e unidade. Não há como sair desse impasse ! Se o colapaso é alaetório como a realidade é coerente e determianda ?

Se a particula está em todos os lugares possiveis do Universo ela possui os atributos holisticos apontados por Capra que explicam a conexão não local.

A Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica nos revelaram novas propriedades da matéria que a fizeram perder o seu caráter de solidez que a caracterizava nos termos da Física Clássica, aproxcimando-as das concepções afirmadas pelos misticos como lembram Capra e Goswami, ou seja, conexão não local, movimento descontinuo, virtualidade e causalidade descendente.

Somente o observador sabe o resultado da medição, todos os demais possuem apenas probabilidades, segundo a teoria de Everett, cada observador cria um estado do universo que se realiza num universo paralelo, a Teoria da Consciência causa Colapso diz que é preciso um observador material para concretizar a realidade, ou seja, falta um Universo gerar um observador, universo regido pelo Principio Antropico Forte, no qual a vida baseada no carbono emergirá num dado momento, Gosawmi e Capra radicalizam dizendo que um obvservador materal não pode ser o autor do colapso porque seria um paradoxo, o efeito gerar sua causa, o observador gerado por uma função de onda coalpsar a função de onda, como prevê a Teoria Antropica de Wheeler, fisico renomado, ou temos infinitos universos ou temos uma Inteligência acima da matéria que determina a realidade, dando-lhe coerencia e unidade.

A Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica nos revelaram novas propriedades da matéria que a fizeram perder o seu caráter de solidez que a caracterizava nos termos da Física Clássica, aproxcimando-as das concepções afirmadas pelos misticos como lembram Capra e Goswami, ou seja, conexão não local, movimento descontinuo, virtualidade e causalidade descendente.

Segundo a Interpretação de Copenhagen, defendida por 80 % dos fisicos, antes da medição, não existe posição da partícula, apenas uma distribuição de probailidade, a observação/medição, portanto, cria a posição. Ou seja, antes da medição não estamos em lugar nenhum visto que somos constiuidos de particulas, a realidade macroscópica é uma aproximação estatística. E se tiver uma posição eaxta não terá um momento possivel para o nosso univeros e vice versa. Ou seja, somso seres imateriais, espirituais, que determinamos nosso ser e nosso universo.

Com a violação das Desigualdades de Bell e de Legget inviabilizaram-se as teorias de variáveis ocultas locais e uma classe de variáveis não locais, restando a não localidade do Universo ou o realismo não local se é que se pode falar em realismo nesses termos.

Wheeler e Wigner afirmam a necessidade de um observador material que conhece o resultado da medição para completar o conhecimento da fisica, Goswami afirma que só uma Consciência Universal pode superar o impasse de um sujeito gerado por uma consciência que vem colapsa-la. Ou temos os multiplos mundos de Everett, ou temos algum fator universal que dá coerência e unidade ao Universo