sexta-feira, 6 de junho de 2014

14 bi do universo

A idéia mais aceita foi proposta pelo físico americano Alan Guth em 1981: nas primeiras frações de segundo, a explosão teria se expandido a uma velocidade muito maior do que a da luz. Isso teria deixado uniforme o Universo que observamos, mas encoberto tudo o que acontecera.

Se os físicos têm dificuldade em entender o que se passou logo após o Big Bang, descobrir o que ocorreu antes é, portanto, uma tarefa muito mais árdua - ainda mais porque é provável que esse fenômeno não tenha sido o início de tudo. "O Universo já existia no momento do Big Bang", diz o físico Mario Novello, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. Entre as dezenas de modelos propostos, é possível que o espaço e o tempo tenham existido desde sempre, que o Big Bang seja o resultado do colapso entre diversas dimensões e que a explosão tenha dado origem não a um, mas sim a vários universos.

5 bi da terra
www.astro.iag.usp.br/~roberto/aga210/bigbang1.pdf

e eletrofraca (eletromagnética + fraca). ERA HADRÔNICA formação dos quarks e leptons. (produção de pares). 10-35 s < t < 10-4 s era das partículas pesadas.
Era hadrónica
En el contexto de la hipótesis del Big Bang, se denomina era hadrónica al instante comprendido entre los 1043 y los 104 segundos después de la explosión.


Nos primeiros momentos do universo ele era tão quente que a colisão de fótons podia ... 107 segundos, 1014 K, Era das partículas pesadas (era hadrônica).Mais adiante vieram a era hadrônica, a era leptônica e a era da nucleossíntese (nessa ordem) onde os prótons, nêutrons e elétrons (e anti-material) e

3) No início: vigor. Em T=10^-44 seg (tempo) o Universo tinha uma temperatura de 10^32 K o que equivale a uma virilidade por partícula de 19 GeV. Entre T=0 (zero) e T=10^-44 (a era de Planck) o Universo era uma singularidade e as leis da física conhecidas não se aplicavam.

Mais adiante vieram a era hadrônica, a era leptônica e a era da nucleossíntese (nessa ordem) onde os prótons, nêutrons e elétrons (e anti-material) e os elementos primordiais foram gerados: