quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

1) Esse artigo pode esclarecer questão da Consciência e o Amigo de Wigner : http://arxiv.org/abs/quant-ph/0402121

2) Se existe inteligência, ou vida inteligente na matéria, ou seja, se emergiu um universo sob um conjunto de constantes que permitem ou determinam, o surgimento da vida inteligente baseada em cadeias de carbono em algum momento, era necessário que o universo tivesse um conjunto de caracteristicas precisas que definem o chamado Principio Antrópico.

3) A questão da Teoria HH, em termos simplificados, para todos entenderem, é, basicamente, a seguinte, na origem do Universo, existe uma singularidade, uma singularidade é um 'não ponto', ela não tem status positivo na sua definição, é uma região do universo no qual as leis da fisica não se aplicam, uma descontinuidade no continuo espaço-tempo, ao infinito. Não se sabe o que pode emergir de uma singularidade. A teoria de HH é uma tentativa de identificar as condições do Universo antes da sua expansão, ou seja, abaixo da escala de Planck.

A questão fundamental aqui é a seguinte : o universo começou “no” (“como”) tempo, ele, a principio, não é eterno, se começou, deve ter uma causa natural, para ficarmos no nível da física, ou seja, um universo anterior em contração, um mega-universo como o descrito pela Teoria M, um universo eterno no modelo de Hoyle, ou, finalmente, um campo que se expandiu, mas se não houver nada disso, não podemos aceitar um Universo que surge do nada, porque isso é irracional, o nada não pode fazer surgir coisa alguma porque nem potência para criar algo, ele possui. Surgir é ação, é transformação, transferência de potência, de essência, se o Universo não existia e passou a existir, deve haver um fator causal do mesmo, absurdo é não haver tal fator, que fortalece as explicações metafísicas. Hawking apresenta um universo eterno, auto-contido, com base na cosmologia quântica, muitos físicos contestam sua teoria. Não sabemos de onde veio essa colossal quantidade de energia que se expandiu, não sabemos o que causou a expansão sem energia extra, não sabemos como assumiu os parâmetros do princípio antrópico