domingo, 22 de fevereiro de 2009

Consciência Universal

Inteligência na matéria ?

Consciência na matéria ?

Proto-consciência na matéria ?

Sim !

O que significa ?

Memória, busca de alcance de objetivos selecionando meios, liberdade de escolha de meios, solução de novos obstáculos, reconhecimento de padrões, transmissão de informação via código, combinação de meios com vista a um objetivo. Meios de sobreviver e perpetuar-se, nutrição e reprodução. Criação de soluções e memorização, aprendizagem.

Os místicos atingiram níveis de profundida da matéria, através do inconsciente, que a ciência só atingiria com os recursos tecnológicos modernos, verdades que as tradições religiosas diziam da natureza foram alcançadas por insights, pelo irrupção do mundo inconsciente no nivel da consciência, caracteristicas da matéria que a Mecânica Quântica nos revelou eram afirmadas pelo taoismo, pelo bramanismo e pelo budismo em imagens de simbolos e deuses. A semelhança é tamanha que permitou a Capra um paralelismo e uma associação entre conceitos cientificos e categorias do pensamento místico. Mostrando que aquilo que está fora de nós na matéria objetiva está na mente, nós estamos no universo e o universo está em nós.

Assim como existe uma inteligência para cada universo existe uma única cosnciência para todos os infinitos universos sugerem os teoricos da Consciência Quântica, a Consciência Universal atua na medição através da consciência individual

A Consciência é o fundamento último da realidade, a realidade material e mental é derivada, dependente, aparente e transitória.

Existem mais de doze interpretações da MQ, uma afirma a existência real da função de onda, outra nega, uma afirma a existência de colapso real, outra nega, uma afirma existir trajetoria outra nega, uma afirma que existem N unversos, outra nega, o fato é que com a violação das desigualdades de Bell e de Legget inviabilizaram-se as teorias de variáveis ocultas locais e uma classe de não locais, restando a não localidade do Universo, ou o realismo não local, se é que se pode chamar tal realismo por esse nome, os fisicos limitam-se a oferecer respostas de caráter instrumental e fenomenológico, sem nenhuma coerência ou consistência ontológica.
Os fenômenos como EPR, Escolha de Wheeler e a problemática do Amigo de Wigner são reais e colocam um desafio que a física não responde. James Randi está desesperado por responder ao EPR, através da teoria das branas ou da concepção de Calabi, atalhos que conectam regiões no espaço.

Monismo Idealista de Amit Goswami

Existem vários tipos de monismo, o monismo materialista, o monismo espiritualista, e o monismo idealista.

Segundo essa teoria, a realidade derradeira é o Mundo das Idéias de Platão, a realidade é pura virtualidade, possibilidade, tendência a ser, e só se concretiza quando um ato de vontade, uma escolha, se realiza e define o incio de uma sequência, ou seja, materiliaza ou quantiza um campo, fazendo uma quebra original de simetria que dará origem a um Universo ordenado.

A realidade é una, não existe dicotomia entre Deus e o mundo, ou entre Deus e o homem, tudo forma uma unidade, Deus ou a Consciência Universal é o fundamento da realidade, o mundo material é derivado, aparente, dependente e transitório.

O Universo é uma manifestação da vontade de Deus, dos estados da Consciência Universal, cada lagrangeano correspopnde a um estado do Campo Universal Consciente.

Quando o sistema cai num dos auto-estados do operador relativos à grandeza observada, é a Consciência Universal que determina o estado privilegiado do sistema.

A Consciência não é uma possibilidade da função de onda, mas A possibilidade das possibilidades que garante coerência ao universo, soluciona o paradoxo do Amigo de Wigner, da transmissão universal do colapso e do paradoxo do sujeito gerado por uma função de onda e autor do colapso.

O Observador Universal atua através do observador individual, e os fenômenos como EPR, Escolha de Wheeler e Amigo de Wigner comprovam essa assertiva. Assim como existem "n" consciências para cada Universo na Teoria de Everett dos Múltiplos Mundos, existe uma única consciência que inclui em si todos os Universos.

Os físicos precisam entender mais de filosofia para tornarem-se mais sofisticados conceitualmente. O monismo é um conceito fundamental para a ciência e a filosofia em diversas versões, o matelismo é monista, e existe o monismo espiritualista ou idealista. A Teoria das Supercordas é rigorosamente monista.

O fato é que com a Relatividade Geral e a MQ a matéria perdeu aquela caracteristica de solidez que a caracterizava, novas propriedades foram descobertas, notadamente, com a RG e a MQ, e, por conseguinte, as coloçaões de Goswami são absolutamente pertinentes, até onde vai a fronteira entre o que chammaos de matéria e o que os espiritualistas chamam de espirito

Popper defende o dualismo mente e cérebro e diz que a mente afeta as atividades neuro-fisiológicas do cérebro