quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Graça e Salvação - determinismo

O homem acolhe, livremente, a Graça oferecida por Deus, através do Espirito Santo, se mantém na graça por sua vontade em colaborar com a obra de Deus, não há impossibilidade de pecar como querem os calvinistas, todos podemos pecar e perder a graça, e recuperá-la, ninguém está condenado, definitivamente, todos podem salvar-se e todos podem cair da graça, só há pecado quando agimos, livre e conscientemente, se alguém já está condenado a pecar, ele não tem culpa na sua ação o que é absurdo. Algumas pessoas são eleitas para a Graça eterna por antevisão des seus méritos, mas não sabemos quais são.

Deus diz que o homem pode impor o destino que quiser (no campo do bem e da justiça) em sua vida porque Ele estará ao seu lado, portanto, Deus tem poder para impor sua vontade ao mundo, se o homem quiser mudar sua trajetória.

Deus sabe tudo e sabe que tem poder infinito, sua onipotência lhe permite eleger qualquer trajetória para o Universo e para o homem, em acordo com este, se o homem quiser o pecado encontrará o pecado, tudo depende de sua vontade livre.

Aquino dizia que Deus concede a determinação para a glória sem olhar a trajetória, Molinos dizia que Deus concede a graça, olhando a trajetória.

Maria não recebeu o pecado original porque foi olhada sua trajetória

Aquino diz que Deus sempre concede todas as graças para que o home não cai, quando eleito.