sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ser necessário e causa incausada

Aquino parte do efeito para a causa e não da causa para o efeito, ele não diz que Deus existe e por isso, temos as seguintes caracteristicas do Universo; ele diz o seguinte : o Universo tem as características A, B ou C e isso nos leva a um limite que implica num ser com os atributos da deidade.

Ou seja, o Universo começou no tempo, o que começa não é necessário, podia não existir, recebe seu ser de outro, recebe ação, e isso exige algo que tenha ser, potência, pois o nada nada gera.

Então se existe algo que tem "ser" e é material, o tempo já deveria existir, mas se o tempo não existe o fator causal é imaterial

O que causa o Universo é um ser necessário, ou seja, que não pode não ser, que é eterno, infinito, que não recebe potência de nada, pois tem potêncai infinita para tudp gerar sem se esvaziar, sendo poratnto motor imóvel e causa incausada.

Se houvesse uma causa anterior até o infinito, nenhum movimento ocorreria, o efeito antecederia a causa, e nada começaria e nem terminaria.

Se tudo no Universo tem causa, e o Universo não é diferente daquilo que o compõe, o Universo na sua totalidade deve também ter causa.